Petrobras teve robô interativo que simulou operações em águas profundas na Rio2C
Companhia apresentou experiências imersivas e palestras sobre inovação e transição energética no evento
A Petrobras patrocinou a Rio 2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, que ocorreu na última semana, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira edição presencial após a pandemia, com uma programação mais ampla e dez palcos temáticos, que abordarão temas como tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outros. “A Petrobras é a maior produtora de tecnologia do país e usa a inovação como alavanca de negócio. Como somos movidos pelo conhecimento, consideramos a Rio 2C um ambiente propício para a troca de experiências inovadoras, além de vitrine para as tendências tecnológicas mais disruptivas”, disse a gerente executiva de Comunicação e Marcas da Petrobras, Fernanda Bianchini.
A Petrobras apresentou a instalação “Uma Missão em Águas Ultraprofundas”, com operação simulada de um robô offshore – o chamado ROV (Veículo de operação remota, sigla em inglês Remotely Operated Vehicle), no espaço térreo da Rio2C. Quem passou pelo local pode operar o robô numa experiência imersiva em 4D com a tecnologia conhecida como hand tracking (captura do movimento das mãos) e uso de óculos de realidade virtual. Os ROVs são veículos de inspeção utilizados pela Petrobras em atividades de exploração e produção em águas profundas.
Petrobras Sinfônica Experience
Outra atração da companhia será o simulador “Petrobras Sinfônica Experience”, que permitirá uma experiência imersiva na Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). O usuário poderá desvendar o som de cada instrumento e atuar como um verdadeiro maestro. Caixas de som serão posicionadas da mesma forma que os músicos durante uma apresentação, com iluminação com luzes de led – ocupando uma área de 200m2 também localizada no espaço térreo da Rio2C. QR Codes espalhados explicarão o funcionamento da orquestra. Ambas as experiências têm capacidade para receber cadeirantes e poderão ser visitadas durante todos os dias do evento.
A Orquestra Petrobras Sinfônica fez apresentação em comemoração aos 35 anos de patrocínio da Petrobras. O repertório do show incluirá arranjos de músicas de filmes como Homem Aranha, Jurassic Park, Harry Potter, Star Wars, Batman entre outros. O concerto “Música de Cinema”.
Palestras sobre inovação e transição energética
A gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Rafaela Guedes, participou do painel “Petrobras apresenta: Energia Para Transformar – a transição energética”. A palestra no Espaço de Conferência (Palco Biodom), trouxe uma reflexão sobre a transição energética em curso e a importância do óleo e gás na matriz energética brasileira e mundial ao longo das próximas décadas.
“Destacamos que estamos vivenciando uma transição energética que precisa ser justa, congregando acesso à energia a preços competitivos e redução da pegada de carbono. Assim, a Petrobras trabalha para entregar à sociedade um petróleo com baixo custo e baixa emissão de carbono, enquanto amplia sua produção de bioprodutos”, afirmou Rafaela Guedes.
Os gerentes do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes) Alex Dal Pont e Vinicius Maia falaram, sobre o Programa Petrobras Conexões para Inovação – que tem como objetivo estreitar os laços da empresa com o ecossistema da inovação, abrangendo desde instituições de ciência e tecnologia, universidades, até startups e empresas inovadoras.