Notícias

ExxonMobil: Por que estamos investindo US $ 15 bilhões em um futuro de baixo carbono

Por Darren W. Woods – CEO

Na ExxonMobil, desenvolvemos e implantamos soluções que atendem às necessidades da sociedade. Hoje, isso significa assumir um papel de liderança no fornecimento de produtos que possibilitem a vida moderna, reduzindo as emissões de carbono e desenvolvendo as tecnologias necessárias para avançar um futuro com menos emissões de carbono.

Benefícios do aumento do investimento

Nos próximos seis anos, a ExxonMobil planeja investir mais de US $ 15 bilhões em iniciativas de redução da emissão de gases de efeito estufa. Este aumento significativo nos gastos irá acelerar ainda mais os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de nossas instalações operadas. Até esse ponto, estamos no caminho certo para cumprir nossas metas de redução da intensidade de emissão para 2025 até o final deste ano – quatro anos antes do previsto. Como resultado de nosso progresso, estamos trabalhando em planos de redução ainda mais agressivos que são consistentes com nosso apoio às metas do Acordo de Paris, o Compromisso Global de Metano dos EUA e da União Europeia, bem como o Plano de Ação de Redução de Emissões de Metano dos EUA anunciado na semana passada.

Uma parte significativa dos gastos será direcionada para nosso negócio de Soluções de Baixo Carbono, que se concentra na redução das emissões de gases de efeito estufa de setores difíceis de descarbonizar, como indústria pesada, transporte comercial e geração de energia, que juntos respondem por mais de 80% das emissões mundiais relacionadas com a energia.

Vemos enormes oportunidades de usar nossa tecnologia e experiência em captura e armazenamento de carbono, hidrogênio e biocombustíveis para apoiar reduções significativas nas emissões globais. Esperamos que essas oportunidades cresçam à medida que aumenta o apoio às políticas para soluções de baixo carbono.

Captura e armazenamento de carbono

A chave entre essas tecnologias é a captura e armazenamento de carbono, uma forma comprovada de coletar emissões de CO 2 e armazená-las com segurança no subsolo. A captura e o armazenamento de carbono são essenciais para chegar a zero líquido até 2050, de acordo com especialistas independentes como a Agência Internacional de Energia e o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas.

A ExxonMobil é líder mundial em captura de carbono e capturou mais CO 2 de origem humana do que qualquer outra empresa.

Nos últimos meses, anunciamos vários conceitos de “hub” de captura e armazenamento de carbono onde as indústrias de alta emissão podem compartilhar infraestrutura, possibilitando benefícios de economias de escala. O uso expandido de captura e armazenamento de carbono pode melhorar ainda mais as reduções de emissões associadas ao hidrogênio e aos biocombustíveis.

O interesse que recebemos pelos conceitos de hub tem sido extremamente positivo.

Onze empresas, incluindo a ExxonMobil, manifestaram interesse em apoiar um centro de captura e armazenamento de carbono em grande escala na área industrial de Houston. Acreditamos que até 2040, será possível capturar anualmente cerca de 100 milhões de toneladas métricas de CO 2 de refinarias, fábricas de produtos químicos e instalações de geração de energia na área. Isso é igual às emissões de gases de efeito estufa hoje de mais de 20 milhões de veículos de passageiros movidos a gasolina. 1

Em Wyoming, estamos planejando expandir a capacidade de captura e armazenamento de carbono em nossa unidade de produção de gás natural e hélio, que já capturou mais CO 2 do que qualquer outra instalação no mundo.

Na Europa, a ExxonMobil está trabalhando com outras empresas e governos para desenvolver centros potenciais de captura e armazenamento de carbono na Escócia, França, Bélgica e Holanda.

No sudeste da Ásia, recentemente delineamos nossa visão de um centro de captura e armazenamento de carbono para atender as áreas da indústria pesada em torno de Cingapura. Assinamos um MOU com a Pertamina, a empresa de energia estatal da Indonésia, para avaliar o potencial de implantação de tecnologias de baixo carbono lá, e outro com a PETRONAS, a empresa de energia estatal da Malásia, para colaborar e explorar conjuntamente o potencial de captura de carbono e projetos de armazenamento na Malásia.

Biocombustíveis e hidrogênio

Os biocombustíveis também desempenharão um papel importante em um futuro com baixo teor de carbono, especialmente na redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte comercial.

Nossa afiliada canadense, Imperial Oil, está desenvolvendo planos para produzir diesel renovável em sua refinaria Strathcona em Edmonton usando uma tecnologia de catalisador proprietária que permite uma produção vantajosa. O diesel renovável é um combustível drop-in para uso nos motores atuais que gera 70% menos emissões de carbono do que o diesel convencional.

Aqui nos EUA, expandimos nosso acordo com a Global Clean Energy para comprar até 5 milhões de barris por ano de diesel renovável de sua biorrefinaria em Bakersfield, Califórnia, a partir do próximo ano.

A ExxonMobil também produz cerca de 1,3 milhão de toneladas métricas de hidrogênio anualmente e está trabalhando para desenvolver novas tecnologias que reduzem significativamente os custos de produção.

E, finalmente, continuamos a avançar na pesquisa com parceiros universitários e outras partes interessadas para explorar e comercializar novas tecnologias de biocombustíveis.

Política de Apoio

A assistência dos governos é crítica no desenvolvimento de políticas duráveis, previsíveis e voltadas para o mercado, a fim de ajudar a impulsionar as maiores reduções de emissões de gases de efeito estufa com o menor custo para a sociedade. Por exemplo, o apoio inicial de políticas para captura e armazenamento de carbono poderia facilitar o desenvolvimento de um mercado eficaz que reduza custos e incentive investimentos adicionais.

Para implantar a tecnologia no ritmo e escala necessários para apoiar a ambição da sociedade de um futuro líquido zero, as políticas governamentais precisarão fornecer investimento direto e incentivos semelhantes aos disponíveis para outras tecnologias de baixo carbono. Há muito apoiamos um preço explícito do carbono para estabelecer incentivos de mercado e fornecer a clareza e estabilidade necessárias para os investimentos.

Nenhuma tecnologia pode permitir que a sociedade atinja suas ambições de baixo carbono. Políticas previsíveis, estáveis ​​e econômicas são necessárias para incentivar o desenvolvimento e a escalabilidade de uma ampla gama de tecnologias de baixo teor de carbono em toda a economia.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?