Notícias

‘Diálogos Petrobras Integridade & ESG’ tem sucesso de público

Com cerca de 10 mil participantes ao longo de três dias, a oitava edição do evento “Diálogos Petrobras Integridade & ESG” incorporou temas da agenda ESG – ambientais e sociais, além da governança -, ampliando o debate sobre a ética, a integridade e a transparência.

Durante a programação, mais de 30 convidados falaram sobre a integridade como base para o estabelecimento e cumprimento dos compromissos ambientais, sociais e de governança, melhores práticas e a evolução dessa agenda nas organizações.

Um dos projetos apresentados, no primeiro dia de evento, foi a iniciativa da Petrobras em prol da governança de localidades beneficiadas com royalties e participações especiais, o programa “Cooperar para Transformar”, que, em pouco mais de três meses, trouxe mudanças à gestão de Quissamã, na região Norte Fluminense. Também ocorreram debates sobre a abertura do mercado de gás, a diversidade no processo decisório das empresas, os desafios do compliance digital e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No painel integridade da cadeia de fornecimento, realizado no dia 7, Carlos José Travassos, gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, reafirmou que integridade é inegociável e prioritário para a companhia. “O incentivo a busca de integridade da cadeia de fornecimento se transformou em valor para a Petrobras, algo fora do processo competitivo, não tem negociação”, afirmou.  Ainda foram realizados debates sobre gestão de riscos na sustentabilidade, adequação da agenda ESG nas estratégias de negócios, entre outros.

O último painel desta quarta-feira contou com a participação de Fabio Gaspar, da Shell, e Christiano Rohlfs Coelho, do Banco Inter, que apresentaram boas práticas e estratégias de desenvolvimento da sustentabilidade de suas empresas. Moderador do encontro, Rodrigo Araujo, Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras, afirmou que a Shell inspirou a companhia a realizar o Relatório Fiscal, em 2019, explicando como era a tributação da indústria de óleo e gás. “Dar transparência ao que se paga, em termos de tributos, é fundamental.” O executivo ainda destacou a parceria, de quase seis anos, com o Banco Inter, que oferece acesso a crédito para a cadeia de suprimentos da Petrobras.  Também estiveram na pauta do dia temas como compliance para os riscos sociais e ambientais, clima e desenvolvimento sustentável, ações coletivas e o fomento da Agenda ESG.

O “Diálogos Petrobras Integridade & ESG” contou, ainda, com palestras de Rachel Maia, conselheira administrativa da Vale, Grupo Soma, Banco do Brasil e CVC; Andrea Schwarz, primeira pessoa portadora de deficiência a ganhar o reconhecimento LinkedIn Top Voice; o técnico de vôlei Bernardinho e o empreendedor social Geraldo Rufino. E o encerramento ficou por conta da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?