Notícias

FPSO Guanabara MV31 entra em operação e é a terceira unidade da MODEC a iniciar produção em menos de um ano

O FPSO Guanabara MV31 iniciou, no sábado (30), a produção do campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, a mais de 150 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Capaz de produzir diariamente até 180 mil barris de óleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás, a embarcação é a maior em termos de complexidade a operar no offshore brasileiro. Esta é terceira plataforma que a MODEC coloca em operação nos últimos meses.

A empresa iniciou em agosto de 2021 a operação do FPSO Carioca MV30 no campo de Sépia, também no pré-sal da Bacia de Santos, e em fevereiro deu início à produção do FPSO MIAMTE MV34, no Golfo do México. Com estas unidades, a MODEC passa a operar 20 unidades em todo o mundo – 12 delas no Brasil.

As novas embarcações consolidam a companhia como líder global no segmento de afretamento de soluções flutuantes para produção de óleo e gás. Além de unidades no Brasil e no México, a empresa também opera plataformas na Ásia e na África. 

“A entrada em operação de múltiplas unidades em diferentes regiões do mundo neste curto intervalo de tempo reforça nossa capacidade de lidar com projetos de grande porte e de seguirmos crescendo e entregando resultados, mesmo no cenário desafiador dos últimos anos”, ressalta o presidente e CEO da MODEC no Brasil, Eonio Rocha. “Apenas com o Guanabara, reforçamos nosso time com mais de 150 profissionais e hoje já temos mais de 2,8 mil pessoas no país”.

Além das recentes entradas em operação de novos navios, a MODEC tem em seu pipeline quatro outras unidades em construção. Três deles são para o Brasil – o FPSO Almirante Barroso MV32, o FPSO Anita Garibaldi MV33 e um FPSO destinado ao Campo de Bacalhau – e um para o Senegal, o FPSO Léopold Sédar Senghor.

O campo unitizado de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC Limited (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A -PPSA (3,5%), como representante da União na área não contratada.

Sobre a MODEC

A MODEC é fornecedora líder de soluções flutuantes de produção para a indústria de óleo e gás offshore. Com mais de 50 anos no mercado, a empresa atua no offshore brasileiro desde 2003 e tem mais de 2,8 mil empregados no país. Seus clientes no Brasil são Equinor, Petrobras, Shell e TotalEnergies.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?