Karoon aumenta a carteira de pedidos da plataforma Maersk no Brasil
A Karoon Energy decidiu exercer sua opção de dois poços adicionais no país a serem perfurados por uma das plataformas semissubmersíveis de propriedade da Maersk Drilling.
A Karoon Energy exerceu opções para adicionar a perfuração de até dois poços no campo Neon – localizado no mar do Brasil – ao escopo de trabalho da sonda semissubmersível Maersk Developer .
Thomas Lysgaard Falk , chefe da divisão internacional da Maersk Drilling, comentou: “Estamos muito satisfeitos em confirmar esta extensão que expandirá as atividades da Maersk Developer no Brasil para incluir a assistência à Karoon na avaliação adicional da descoberta de Neon”.
Segundo a Maersk, a prorrogação do contrato tem duração de 80 dias, em continuidade direta ao escopo de trabalho anterior da sonda. Este acordo tem um valor de contrato firme de aproximadamente US$ 21 milhões .
Como lembrete, esta sonda foi originalmente contratada em abril de 2021 para realizar a intervenção em quatro poços no campo de Baúna e a Karoon exerceu uma opção em junho de 2021 para adicionar a perfuração de dois poços de desenvolvimento no campo de Patola ao escopo de trabalho da sonda.
“Durante nossos preparativos para o escopo inicial de trabalho do Baúna, a equipe de desenvolvedores estabeleceu uma colaboração forte e próxima em nossa parceria com a Karoon, e estamos ansiosos para desenvolver isso na campanha Neon”, acrescentou Falk.
No início do mês passado, a Karoon revelou sua decisão de se comprometer com uma nova campanha de perfuração para avaliar a comercialidade de um potencial desenvolvimento do campo Neon. A empresa explicou que o programa envolveria a perfuração de um poço de controle e – sujeito aos resultados desse poço – outro, segundo poço de controle seria perfurado na descoberta de petróleo Neon , localizada a 50-60 km a nordeste da Karoon. produção do campo petrolífero de Baúna.
A descoberta está situada em lâmina d’água de aproximadamente 300 metros, com óleo leve (39o API) testado em uma vazão limitada e estabilizada de 4.650 bbls/dia. A perfuração desses dois poços está condicionada ao recebimento das licenças ambientais exigidas.
Comentando sobre a extensão, o Dr. Julian Fowles , CEO e Diretor Administrativo da Karoon Energy, comentou: “Estamos ansiosos para o início das atividades de recondicionamento no campo de Baúna pelo desenvolvedor Maersk em breve e estamos muito satisfeitos por termos estendido nosso contrato para incluir o perfuração planejada em Neon sujeita ao recebimento de aprovações regulatórias normais, o que consolidará ainda mais nosso já forte relacionamento com a equipe da Maersk Drilling.”
Uma sonda semissubmersível DSS-21 estabilizada em coluna e dinamicamente posicionada, a Maersk Developer é capaz de operar em profundidades de até 10.000 pés. Entregue em 2009, a sonda está atualmente se preparando para realizar operações offshore no Brasil com a Karoon.