Prosafe mira mercado brasileiro para emprego futuro de duas novas construções
A Prosafe concordou com a COSCO Shipping da China em outra extensão da entrega de duas de suas novas unidades, planejando receber a entrega assim que as oportunidades de contrato se materializarem com expectativas de que o Brasil seja o local mais provável.
A Prosafe informou que como parte da celebração de um acordo global (Deed) com a COSCO Shipping (Qidong) Offshore, que faz parte da reestruturação financeira recém-concluída, a Prosafe e a Cosco concordaram com a flexibilidade de entrega estendida relacionada ao Safe Nova e Unidades Safe Vega sob o acordo firmado e anunciado em agosto de 2018.
Como lembrete, a Prosafe e a COSCO fizeram acordos em 2018 , permitindo entrega flexível e financiamento de longo prazo para as três sondas. Além dos dois primeiros, o Safe Eurus também fez parte deste acordo e ficou acertado que fosse entregue até dezembro de 2019. A entrega veio ainda mais cedo, em julho de 2019
Quando se trata de Nova e Vega, os dois concordaram naquele ano para que um deles seja entregue em três anos do contrato, mais uma opção de um ano e o outro em cinco anos do contrato.
O Safe Nova e o Safe Vega foram construídos no estaleiro Qidong da COSCO com um design GM500A aprimorado, incorporando 500 leitos, um sistema de manutenção de estação DP3 e um arranjo de ancoragem de fio de 10 pontos para operações flexíveis nos ambientes offshore mais adversos.
A Prosafe observou no último comunicado que continua sua intenção de levar os navios ao mercado assim que as oportunidades de contrato se materializarem, sendo o mercado brasileiro o mais provável, dada a próxima rodada de licitações. Enquanto isso, a Prosafe está comercializando as embarcações globalmente, embora não tenha obrigações financeiras até a entrega das embarcações.
Falando em licitações no Brasil, a Prosafe foi no início de abril de 2022 declarada a sortuda vencedora de um processo licitatório para um contrato de quatro anos da Petrobras no Brasil. Como uma possível adjudicação do contrato e o momento da adjudicação do contrato estavam sujeitos a um processo formal durante o qual outros licitantes tinham um recurso de opção, a Prosafe recebeu formalmente o contrato para o fornecimento do Safe Notos no início de maio.
Dias depois, a Prosafe foi a vencedora de mais uma licitação lançada pela Petrobras para o fornecimento da unidade semissubmersível Safe Eurus para suporte de segurança e manutenção offshore no Brasil. Assim como o primeiro, a possível adjudicação do contrato está sujeita a um processo formal durante o qual outros licitantes podem recorrer.
Se adjudicado, o contrato tem um compromisso de período firme de quatro anos e a data de início é no 1º/2º trimestre de 2023, após o término do contrato atual.