PGS assina contrato com a Petrobras
A Petrobras concedeu à empresa sísmica norueguesa PGS um contrato de produção 4D no campo de Barracuda-Caratinga, na bacia de Campos, no litoral do Brasil.
O Ramform Victory provavelmente será equipado para adquirir a pesquisa Barracuda-Caratinga 4D, apoiada pela PGS Apollo como uma embarcação de origem, disse a empresa norueguesa.
A mobilização está programada para começar no segundo trimestre de 2023, com a conclusão da aquisição prevista para o início de 2024.
De acordo com a PGS, o custo de mobilização do Ramform Victory é considerado parte do projeto e nenhuma decisão é tomada com relação à operação da embarcação após a conclusão do projeto.
“Estamos muito satisfeitos com a adjudicação do contrato 4D da Petrobras no campo de Barracuda-Caratinga. A PGS adquiriu várias pesquisas 4D offshore no Brasil e ganhou experiência operacional significativa na região”, disse o presidente e CEO da PGS, Rune Olav Pedersen .
“Nossa visibilidade para 2023 está melhorando com o aumento das taxas. Para otimizar os recursos de nossas embarcações durante a temporada de verão do próximo ano, provavelmente usaremos o Ramform Victory para adquirir o levantamento Barracuda-Caratinga 4D.”
Na mesma época do ano passado, a PGS anunciou que estava iniciando uma pesquisa de aquisição 4D para a Petrobras na Bacia de Campos.
As atividades aconteceram nos campos de Roncador e Albacora Leste no segundo trimestre de 2022.
No início deste ano, a Petrobras revelou sua intenção de investir US$ 16 bilhões no projeto de revitalização da Bacia de Campos, planejando instalar três novos FPSOs e interligar mais de 100 poços nos próximos cinco anos.
A empresa também pretende investir US$ 5,5 bilhões em atividades de extração de petróleo e gás, na esperança de desbloquear novas descobertas no Brasil.
A gigante estatal brasileira concluiu em julho a perfuração de um poço pioneiro localizado no pré-sal da Bacia de Campos, após encontrar uma acumulação de petróleo.