ABB fornece sistema elétrico completo para nova embarcação da Petrobras
A ABB recebeu um grande pedido da Sembcorp Marine Ltd, uma fornecedora global de soluções inovadoras de engenharia para as indústrias offshore, naval e de energia com sede em Cingapura, para fornecer a automação do sistema elétrico completo para uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) para a Petrobras. Detalhes financeiros do contrato não foram divulgados.
A FPSO P-82 será uma das maiores embarcações a ser implantada no campo de Búzios, campo de petróleo e gás em águas ultraprofundas com área de 853 quilômetros quadrados na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no Brasil.
A ABB está fornecendo os sistemas elétricos do convés e do lado do casco para a P-82, proporcionando uma integração perfeita do projeto. Os sistemas do convés serão instalados em uma solução de eHouse da ABB — uma subestação modular pré-fabricada que reduz custos, exposição a riscos e trabalho no local porque todos os componentes são conectados, testados e comissionados antes do envio para o estaleiro.
Uma vez em operação, a instalação — que recebe fluidos de um reservatório submarino antes de separá-los em petróleo bruto, gás natural e água nas instalações de superfície a bordo — terá capacidade para produzir 225.000 barris de petróleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
“Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Sembcorp Marine para entregar este pedido de soluções integradas”, disse Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries. “Temos um histórico comprovado em soluções elétricas e de automação para FPSOs no Brasil e no mundo. Este projeto se alinha com nosso próprio compromisso de reduzir a pegada de emissões das infraestruturas de hidrocarbonetos existentes, à medida que equilibramos as necessidades da transição energética com as crescentes demandas de consumo, especialmente nas economias em desenvolvimento”.
A Petrobras planeja instalar 18 navios FPSO offshore no Brasil nos próximos quatro anos — representando quase metade de todos os FPSOs globais. Essas embarcações da nova geração, das quais a P-82 é uma das primeiras, serão caracterizadas por alta capacidade de produção e soluções de redução de emissões, como captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). De forma coletiva, espera-se que esses navios tenham a capacidade de produzir cerca de 2,8 milhões de barris por dia.
Um relatório da ABB em 2022 revelou como a implementação de eletrificação, automação e tecnologias digitais que permitem uma mudança para operações com tripulação mínima em FPSOs poderia reduzir as emissões de carbono em até 320.000 toneladas por local por ano – o equivalente a levar até 160.000 carros de passageiros fora da estrada.
O mercado global de FPSO foi avaliado em US$ 12 bilhões em 2021 e estima-se que chegue a US$ 20 bilhões em 2027, de acordo com um relatório da The Insight Partners em novembro de 2022.
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável.
ABB é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países.