Revitalização de campo produz ‘evidência’ de petróleo em perspectiva no Brasil
A PetroRio, descobriu provas da existência de petróleo em um prospecto localizado na costa do Brasil.
Em julho de 2021, a PRIO contratou a sonda Norbe VI para a campanha de revitalização do campo de Frade e desenvolvimento de Wahoo na Bacia de Campos , no Brasil. Com isso, a Ocyan está operando a sonda para o jogador brasileiro e continuará a fazê-lo até agosto de 2023, quando o contrato está previsto para terminar.
Na sequência da segunda fase da revitalização do campo de Frade, a PRIO afirma ter encontrado indícios de petróleo no prospecto Maracanã (poço 3-PRIO-1-RJS), localizado a 6 km a sudoeste da FPSO Valente .
Segundo a empresa, o alvo primário – arenito do Eoceno – apresentava uma coluna de 36 metros de óleo , com 28 por cento de porosidade da rocha e pressão inicial original. Além disso, foram encontradas evidências de petróleo no alvo secundário – arenito do Mioceno – com 29% de porosidade.
Nos próximos meses, a PRIO pretende realizar mais estudos técnicos sobre ambos os alvos. A empresa também avalia a possibilidade de perfurar mais um poço de extensão, de forma a delimitar a área e, consequentemente, o volume (VOIP) dos alvos.
“Se comprovadas economicamente viáveis, essas acumulações podem levar a outra frente de desenvolvimento no campo de Frade”, destacou PRIO.
O campo de Frade é um desenvolvimento submarino localizado no Norte da Bacia de Campos com poços vinculados ao FPSO Valente. A PetroRio detém 100% do campo de Frade, após acordos com a Petrobras e a Chevron em janeiro de 2021 e março de 2019, respectivamente.
Relativamente às restantes atividades da PRIO, o player brasileiro concluiu recentemente a aquisição da participação da TotalEnergies no bloco BM-C-32, contendo o campo de Itaipu , no offshore brasileiro, permitindo-lhe assumir a propriedade integral do campo.
A empresa também fechou um acordo operacional de longo prazo com a Ocyan em janeiro de 2023 para a plataforma semissubmersível de sexta geração da West Capricorn , que realizaria operações offshore no Brasil. Embora a plataforma fosse usada principalmente em campanhas de revitalização de seus campos, ela também poderia ser alugada para terceiros no futuro.
Além disso, a empresa pagou quase US$ 2 bilhões no total pela aquisição de toda a participação da Petrobras no campo de águas profundas de Albacora Leste, no Brasil, permitindo-lhe assumir a operação do campo.