Notícias

MODEC comemora primeiro óleo do FPSO Almirante Barroso MV32

A MODEC anunciou que o FPSO Almirante Barroso MV32, implantado para operações de produção no campo de Búzios , na região do pré-sal da Bacia de Santos, iniciou seu afretamento por 21 anos com a Petrobras e alcançou o primeiro óleo produção em 31 de maio de 2023. Essa confirmação ocorre dias depois que a gigante estatal brasileira de energia anunciou o início da produção.

Soichi Ide, Presidente e CEO da MODEC Offshore Production Systems (Cingapura), comentou: “Este é o 13º projeto da MODEC com a Petrobras. Estamos felizes e orgulhosos em apoiar nosso parceiro de longa data em suas atividades de produção na crescente indústria de petróleo e gás do Brasil.”

O FPSO Almirante Barroso é o 15º navio FPSO/FSO que o player japonês entregou para o setor brasileiro de petróleo e gás e o oitavo para a região do pré-sal. A empresa foi responsável por sua engenharia, aquisição, construção e mobilização, incluindo equipamentos de processamento de topsides, bem como sistemas marítimos e de casco. A SOFEC, empresa do grupo MODEC, projetou e forneceu o sistema de amarração espalhada do FPSO.

Além disso, o FPSO Almirante Barroso MV32 iniciou sua navegação em direção ao Brasil em julho de 2022, após sua conversão de um transportador de petróleo muito grande (VLCC), entregue pela COSCO Shipping Dalian na China. A embarcação chegou em 5 de outubro de 2022 em Angra dos Reis para iniciar o comissionamento em um estaleiro local.

Ancorado a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 1.900 metros, o FPSO é capaz de processar 150 mil barris de petróleo bruto por dia e 6 milhões de m3 de gás por dia. Esta é a quinta plataforma a entrar em operação no campo de Búzios, onde já estão em produção as unidades P-74, P-75, P-76 e P-77.

“O FPSO Almirante Barroso MV32 foi um projeto de alta complexidade executado quase inteiramente durante o pico da pandemia de COVID-19. As equipes da empresa nos diferentes países tiveram que adaptar suas formas de trabalho para superar desafios sem precedentes para entregar este projeto com segurança”, concluiu Ide.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?