BP assina contrato de partilha de produção para o bloco de Bumerangue, na Bacia de Santos
Aconteceu hoje, 5 de julho de 2023, em Brasília, a cerimônia de assinatura do contrato de partilha de produção entre a bp e o Ministério das Minas e Energia (MME) para atividades de exploração de petróleo e gás natural no bloco Bumerangue, na Bacia de Santos, localizado no Polígono do Pré-Sal e áreas estratégicas. Estiveram presentes Efrain Pereira da Cruz, secretário-executivo do MME; Angelica Ruiz, head of country da bp Brasil e VP para America Latina; Cristiane Formosinho Conde, diretora técnica da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), e Rodolfo Henrique de Saboia, diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
“Bumerangue consolida os planos de produção e exploração da bp no Brasil, concentrando esforços principalmente nas bacias de Campos e Santos, com foco no pré-sal. Com isso, miramos reservatórios de hidrocarbonetos resilientes para menor emissão de gás carbônico, mantendo o padrão de produtividade alto e reduzindo impactos”, afirma Angelica Ruiz. “Seguimos comprometidos com nosso plano de transição energética. Para nós, a exploração e produção de petróleo e as fontes renováveis caminham em paralelo e passam decisivamente pelo Brasil, principalmente considerando que o país se destaca em ambas as áreas de forma considerável”, conclui.
Em 16 de dezembro de 2022, a bp concorreu, como operadora, ao bloco em questão na primeira rodada da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP). A companhia conquistou 100% de participação na licença de Bumerangue, sob o regime de partilha de produção.
Sobre a bp – A bp é líder no setor de energia e está presente em mais de 60 países. Em 2020, anunciou a sua ambição de ser neutra em carbono em 2050, ou antes, e de ajudar o mundo a atingir a mesma marca.
No Brasil, a bp está presente há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração e produção de petróleo e gás natural, distribuição de combustíveis de aviação pela Air bp, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia com a bp Comercializadora de Energia, além de atuar via joint ventures em biocombustíveis e bioenergia (bp Bunge Bioenergia), tancagem e logística de combustíveis (Opla), energia solar (Lightsource bp), geração termoelétrica (GNA) e distribuição de combustíveis marítimos (NFX).