MODEC confirma entrega do 16º FPSO para o setor de petróleo e gás do Brasil
A MODEC, confirmou que uma nova embarcação flutuante de armazenamento e descarga (FPSO) alcançou seu primeiro petróleo após iniciar um afretamento de 25 anos no pré-sal da Bacia de Santos para a gigante estatal de energia do país, a Petrobras.
A confirmação da MODEC sobre a obtenção do primeiro óleo do FPSO Anita Garibaldi MV33 ocorre após a Petrobras anunciar em 16 de agosto de 2023 a entrada em produção do FPSO Anita Garibaldi, segunda unidade desde maio de 2023, a operar no pós-sal e pré -sal dos campos de Marlim e Voador. O primeiro dos dois FPSOs que fazem parte desse projeto foi o FPSO Anna Nery , que entrou em operação em maio de 2023.
Soichi Ide, Presidente e CEO da MODEC Offshore Production Systems (Cingapura), comentou: “Este é o 14º projeto da MODEC em parceria com a Petrobras. Temos o orgulho de entregar o FPSO Anita Garibaldi MV33, que terá um papel fundamental no projeto de revitalização da Petrobras na Bacia de Campos.”
Implantado para operações de produção no campo de Marlim, na Bacia de Campos, na costa do Brasil, o FPSO Anita Garibaldi é arrendado por um contrato de afretamento de 25 anos para a Petrobras. A MODEC diz que este é um dos seus afretamentos mais longos até o momento e destaca que esta embarcação é sua 16ª unidade FPSO/FSO entregue ao setor brasileiro de petróleo e gás.
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, comentou: “A implantação das novas plataformas no campo de Marlim neste ano representa maior longevidade para nossas operações na Bacia de Campos, cuja produção aumentará significativamente com a entrada do FPSO Anita Garibaldi.
“Este projeto de revitalização da bacia representa mais um aprendizado para nós, além de uma oportunidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região e da indústria local de bens e serviços que nos atende.”
Enquanto a MODEC era responsável por sua engenharia, aquisição, construção e mobilização, incluindo equipamentos de processamento topsides, bem como casco e sistemas marítimos, a SOFEC, uma empresa do grupo MODEC, era responsável pelo projeto e aquisição do sistema de ancoragem para o FPSO.
“Entregar um FPSO para substituir as instalações de produção existentes no campo foi um desafio em termos de projeto e engenharia. A pandemia de COVID-19 também trouxe desafios inesperados e sem precedentes. No entanto, estamos orgulhosos de ter entregado o projeto com segurança através do trabalho árduo, solidariedade e inovação das equipes”, acrescentou Ide.
Ancorado a cerca de 150 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 670 metros, o FPSO Anita Garibaldi tem capacidade para processar 80 mil barris de petróleo bruto e 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia e tem capacidade de armazenamento de até 1 milhão de barris de petróleo bruto.
Com um peso total total de mais de 40.000 toneladas, o MODEC destaca que o topside é o maior que instalou até o momento. Este FPSO também é o primeiro da empresa a utilizar o conceito de tanque de separação usando os tanques de óleo de carga da embarcação para lidar com grandes volumes de água produzida (até 270.000 barris por dia) no processo de separação óleo/água.
Espera-se que o projeto de revitalização de Marlim e Voador, juntamente com projetos complementares de desenvolvimento e projetos de revitalização de outros campos, contribua para aumentar a produção da Bacia de Campos de cerca de 565.000 boed para 920.000 boed em 2027.
SEMINÁRIO: BRASIL – EPICENTRO GLOBAL DE FPSOs – 1º Simpósio Nacional sobre plataformas flutuantes de produção (FPSOs). O evento organizado pela Revista digital Oil & Gas Brasil e apoio da AIF Consulting Partners será realizado na vibrante cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 30 e 31 de outubro de 2023 na Ventura Corporate Tower, no Rio de Janeiro!
📣 Este evento reunirá expoentes da indústria que estão à frente na prestação de serviços integrados Floating Production Storage and Offloading (FPSO), incluindo líderes de mercado como Modec, SBM, Ocyan, Yinson e BW Offshore.
📣 Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável. Verifique em anexo a programação do evento e a lista de temas que serão abordados.
Inscrições: Clique aqui
Patrocínios: fpsosseminario@revistaoilegasbrasil.com.br
Acesse a página do evento: Clique aqui