Shell é premiada por inovar com startups, projetos disruptivos e impulsionar ecossistema de inovação aberta
A empresa assumiu a liderança na categoria Petróleo e Gás no Prêmio Valor Inovação.
A Shell é a empresa mais inovadora na categoria Petróleo e Gás do Brasil, segundo o ranking do Prêmio Valor Inovação – que há dez anos premia e reconhece as empresas que mais inovam no país em 25 categorias. O resultado é validado pela Strategy&, consultoria global de estratégia da PwC. A companhia participou de quatro edições da premiação. Em 2018, ocupou a terceira colocação, no ano passado, ficou entre as cinco mais inovadoras na categoria petróleo, gás e química, e este ano, assumiu a liderança setorial.
“Tecnologia, conhecimento e inovação são parte da essência da Shell. Esse prêmio comprova a importância do nosso crescente investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, que gera benefícios para a sociedade, com aumento da segurança, eficiência e descarbonização da indústria. Entendemos que a inovação é o meio para alcançar nossas metas e diversificar e expandir novas fontes de energia, sendo crucial para uma transição energética acessível, justa e sustentável”, ressaltou Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil.
Como critério de avaliação, foram levados em conta os processos de criação e o incremento técnico constantes que compõem a estratégia, o plano e a meta da empresa. Foram reconhecidos aspectos da cultura, governança, processos e sistemas, além de resultados das aplicações tecnológicas.
A Shell possui parcerias que se estendem por todo o território nacional por meio de um portfólio de mais de 100 projetos de pesquisa. Além de uma equipe interna dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias, a companhia apoia cerca de 1400 pesquisadores em 20 instituições acadêmicas e institutos de pesquisa brasileiros e mais de 30 grandes, médias e pequenas empresas e startups. Financiados pela Shell, três centros de inovação com foco em tecnologias mais sustentáveis ajudam a fomentar um ecossistema de inovação virtuoso com a academia e o mercado: o RCGI (Centro de Pesquisa para Inovação para Gases de Efeito Estufa), o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias) e o OTIC (Centro de Inovação de Tecnologia Offshore).
O Prêmio Valor Inovação reflete o resultado dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. De 2018 a 2023, a Shell Brasil investiu cerca de R$ 2,5 bilhões na área, com recursos provenientes da cláusula de P&D da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
“Investir em inovação é crucial para a continuidade da empresa e para que a Shell alcance a meta de se tornar uma empresa de energia com emissões líquidas zero até 2050. Criar soluções tecnológicas que alavanquem a eficiência e diminuam a pegada de carbono das atividades do setor de petróleo e gás é primordial”, disse Olivier Wambersie, diretor-geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil. Ele acrescenta que, anualmente, aproximadamente R$ 500 milhões são investidos em P&D só no Brasil, sendo que “70% da verba destinados a projetos voltados para reduzir emissões e aumentar eficiência da indústria offshore, e 30% para o estudo de novas tecnologias de baixo carbono e em transição energética”.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso: Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/