Wilson Sons, por meio da sua Agência Marítima, aumenta em 60% atendimentos a navios que transportam petróleo e derivados
Com área especializada no segmento, companhia atende mais de 180 embarcações, em toda a costa brasileira, ampliando a atuação nos sete primeiros meses do ano.
Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons registrou, nos primeiros sete meses do ano, em sua Agência Marítima, crescimento de 60% no número de navios atendidos que transportam petróleo e derivados, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram mais de 180 embarcações.
Os navios-tanque atendidos, realizaram a importação de combustíveis, a exportação de petróleo bruto e gasolina e a cabotagem, ao longo da costa brasileira, de diesel e gasolina. Houve também atendimentos a navios em operações ship to ship (transferência de carga entre embarcações) na importação de refinados e exportação de petróleo bruto.
O segmento de líquidos (petróleo, seus derivados, gás e etanol) é estratégico na Wilson Sons, que conta na Agência Marítima com uma área voltada especialmente para o setor. Assim, ampliou o seu market share em atendimentos a navios-tanque em mais de 50% em 2024. Considerando apenas navios com CPPs (Clean Petroleum Products – nafta, gasolina, diesel e jet fuel), nos últimos meses, a Agência Marítima foi responsável pelo atendimento de cerca de 14% das escalas mensais dessas embarcações no mercado brasileiro.
Com os novos players no setor de petróleo e derivados nos últimos anos, a Wilson Sons intensificou investimentos da Agência Marítima em Inteligência de Mercado e qualificação das informações e dados, além de investir em tecnologia com a criação do WS Connect, o portal on-line do cliente. “Nosso crescimento no segmento é reflexo da força do grupo, da sua solidez financeira, e da expertise operacional das equipes de especialistas”, diz Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons, acrescentando: “Como a maior agência marítima independente do País, estamos em praticamente todos os portos brasileiros que operam petróleo e derivados, com escritórios próprios, e representantes exclusivos na Europa e escritório na China para atender os clientes”.
Entre os principais portos atendidos, estão o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), os portos da Bahia (Salvador, Aratu e Terminal Madre de Deus, o Temadre) e Itaqui, em São Luís (MA). Em termos de dimensão, os maiores navios atendidos operam no terminal T-Oil, no Açu, e têm como um dos principais destinos a China. São os VLCC (Very Large Crude Carrier), com comprimentos de 200 a 330 metros e larguras que passam de 50 metros.
A atuação da Wilson Sons tem sido, inclusive, acima do mercado. De janeiro a julho, o setor registrou crescimento moderado no número de escalas desses navios, em torno de 2%, impulsionado pela importação de diesel e, mais recentemente, pelo aumento da exportação de gasolina.
Porém, a demanda brasileira por combustíveis continuará em alta ao longo do ano, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A estimativa é de crescimento de 1,3%, ou 2 bilhões de litros, em 2024, após três anos seguidos avançando mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros, entre 2021 e 2023. E, no longo prazo, a previsão é de aumento de importações até 2028, queda em 2030 e alta da demanda de novo em 2034.
Companhia estrutura operações de novos players do mercado
Com foco nesse potencial de crescimento de demanda que, utilizando-se da sua expertise operacional, a Wilson Sons, por meio da sua Agência Marítima, tem apoiado diversos clientes da área de petróleo e derivados a estruturarem novas operações em diversos portos. O suporte inclui apoio junto a autoridades portuárias, em documentação e, em conjunto a outros fornecedores, na arquitetura das operações. Foi criada também uma área de customer experience do segmento, a fim de acompanhar toda a operação, desde a nomeação do navio até o custeio final, visando garantir a qualidade e a padronização dos serviços nos portos. Além disso, a companhia realiza workshops com os clientes, compartilhando, por exemplo, conhecimento das regras dos diferentes tipos de portos.
“Nossa estrutura, com 20 escritórios na costa brasileira, os materiais de Inteligência de Mercado com dados qualificados, como o line up (lista da programação de navios) e os relatórios personalizados, além de handbooks dos portos, são hoje diferenciais no nosso atendimento. Além do WS Connect, que permite ao cliente acompanhar operações do navio até via celular. Em tempo real, o usuário tem acesso a informações, documentos, fotos e vídeos do navio, além dos dashboards com dados e análises de mercado, entre outras funcionalidades”, ressalta Carolina Andrade, especialista comercial da Agência Marítima.
Simon Leon, executivo de shipping da Ream, subsidiária do Grupo Atem, destaca o atendimento especializado e a parceria com a Wilson Sons. “O Grupo Atem sempre recebeu ótimo atendimento da equipe de agenciamento da Wilson Sons, na parte comercial, operacional e documental. Valorizamos muito nossa parceria de anos e esperamos continuar com a companhia na prestação de serviços”, afirma.
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso: Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/