Notícias

Norbe VIII, da Foresea, chega ao Rio de Janeiro para concluir manutenção programada e retomar operações em novembro

Embarcação passou 28 dias em dique seco no estaleiro do Rio Grande (RS). É a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que um navio de grande porte é retirado da água para manutenção.

O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, empresa líder no setor de perfuração offshore no Brasil, já pode ser visto ancorado entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. A embarcação acaba de chegar à Baía de Guanabara para a etapa final de uma manutenção programada, iniciada em 9 de agosto. A previsão é de que o navio retome suas operações em um novo contrato já em novembro.

A sonda chega ao Rio de Janeiro depois de 28 dias fora da água, no Estaleiro Rio Grande (RS), onde passou por limpeza, revisão geral e pintura – o que incluiu a impressão da logomarca da Foresea no casco e na torre da embarcação. Essa foi a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que um navio de grande porte foi colocado em um dique seco para manutenção. A primeira foi em 2023, quando, de forma pioneira, o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água.

“Essa é uma manutenção de classe que fazemos a cada 5 anos para manter a excelência operacional dos nossos ativos. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, principalmente na etapa em dique seco, que é sempre uma operação complexa. Houve intenso planejamento e tudo está correndo como previsto, com êxito, de forma a garantir que a Foresea continue apresentando os melhores índices de eficiência do mercado”, comemora o COO da Foresea, Heitor Gioppo.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a etapa da manutenção programada em dique seco.

Sobre a Norbe VIII

Construída em 2011, a Norbe VIII é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico em lâmina d’água de até 3 mil metros, capaz de perfurar poços de até 12.195 metros. Foi a primeira sonda de perfuração de águas ultraprofundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina d’água abaixo de 500 metros com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.

Sobre a Foresea

A Foresea oferece soluções em perfuração offshore e conta com frota própria formada pelas sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa possui certificação internacional de qualidade e eficiência APIQ2 para toda frota e detém o maior índice de uptime operacional do mercado.

Atua em águas profundas e ultraprofundas para a indústria de Óleo e Gás upstream offshore no Brasil. Entre seus principais valores estão a alta performance operacional alcançada com respeito à segurança dos integrantes e meio ambiente, bem como parceria e confiança dos clientes. A companhia respeita os princípios de ESG e segue as mais rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança. Mais informações: www.foresea.com.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso:  Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?