Notícias

Petrobras fecha contratos adicionais com a Baker Hughes

A Petrobras concedeu contratos adicionais à Baker Hughes para a entrega de sistemas de tubos flexíveis e serviços associados em vários campos do pré-sal.

Como parte de um acordo assinado em 15 de outubro após uma licitação aberta, o projeto plurianual verá a Baker Hughes fornecer 77 quilômetros de sistemas de tubos flexíveis, risers e linhas de fluxo para produção de hidrocarbonetos e injeção de gás e água associada, com suporte para armazenamento, manutenção e instalação de equipamentos.

A entrega está prevista para começar em meados de 2026 na planta de fabricação da empresa em Niterói, Brasil. O equipamento será usado nos campos de Búzios, Libra, Berbigão, Sururu e Sépia.

De acordo com a Baker Hughes, os sistemas também abordarão a questão da corrosão induzida por tensão causada pelo CO2 (SCC-CO2), que pode afetar tubos flexíveis em campos do pré-sal com altas concentrações de gás, alinhando-se ao compromisso da Petrobras de limitar as emissões de CO2 em suas operações.

“A Bacia de Santos, no Brasil, contém um potencial incrível para ajudar a impulsionar a América Latina para o futuro”, disse Amerino Gatti, vice-presidente executivo de Serviços e Equipamentos para Campos de Petróleo da Baker Hughes. “Operar em águas profundas com altas concentrações de CO 2 apresenta desafios únicos. A combinação da Baker Hughes de tecnologia e engenharia submarinas líderes do setor, expertise em operações offshore e ampla experiência na região ajudará a Petrobras a desbloquear e desenvolver esse potencial, entregando esses recursos vitais com segurança e eficiência.”

Ao longo de 2024, a Baker Hughes anunciou uma série de contratos com a Petrobras, incluindo contratos adicionais para 69,1 quilômetros de sistemas de tubos flexíveis e serviços associados no terceiro trimestre. Outros prêmios incluíram serviços integrados de construção de poços no campo de Búzios e soluções integradas para serviços de workover e plug and abandonment nos campos de pré-sal e pós-sal da Petrobras.

No início deste mês, a Baker Hughes anunciou que havia reunido recursos com a gigante energética espanhola Repsol para implementar novos processos e fluxos de trabalho de inteligência artificial (IA) para desbloquear mais melhorias na área de produção de petróleo e gás.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h  (Inscrições abertas, clique: Sympla ou Mercado Pago
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?