Notícias

Novo marco de gasoduto para projeto de gás natural em águas brasileiras

A  Equinor alcançou um novo marco na produção de tubos de aço para seu próximo projeto de gás natural no Brasil.

A Equinor marcou a ocasião sediando uma celebração na Confab, a usina soldada da Tenaris em Pindamonhangaba, para comemorar a conclusão da produção de tubos de aço para o  projeto Raia . Com mais de 99% do aço do oleoduto adquirido internamente, o projeto é interpretado como suporte ao desenvolvimento da indústria local, ao mesmo tempo em que cria até 50.000 empregos ao longo de seu ciclo de vida.

O projeto Raia abrange a construção de um gasoduto submarino de 200 quilômetros que conectará um FPSO (floating production, storage, and offloading) de última geração na Bacia de Campos à rede de gás no terminal de Cabiúnas, em Macaé. A Tenaris explica que os tubos e revestimentos para o gasoduto Raia, totalizando 83.000 toneladas, foram fabricados na Confab sob seu serviço integrado One Line.

A empresa acrescentou ainda que os tubos para as seções mais profundas do gasoduto incorporaram designs avançados resistentes a colapso, capazes de suportar profundidades de água de até 2.900 metros. O serviço de revestimento envolve revestimento interno para melhorar o fluxo de gás, proteção externa anticorrosiva e camadas de concreto para flutuabilidade negativa e proteção mecânica.

Com um investimento de US$ 9 bilhões e reservas recuperáveis ​​excedendo 1 bilhão de barris de óleo equivalente, estima-se que o projeto tenha capacidade para fornecer até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, atendendo a 15% da demanda de gás natural do Brasil. A Tenaris acredita que este seja um dos desenvolvimentos de energia offshore mais significativos no Brasil até o momento.

Renato Catallini, Presidente da Tenaris no Brasil, comentou “Entregar um projeto dessa escala requer colaboração excepcional e expertise técnica. Estamos orgulhosos de dar suporte à Equinor e seus parceiros com nossas soluções avançadas de tubulação, permitindo que o oleoduto Raia atenda aos mais altos padrões de desempenho.”

A Equinor apresentou as declarações de comercialidade  e planos de desenvolvimento de dois campos de gás natural, Raia Manta  e  Raia Pintada , na concessão BM-C-33 em setembro de 2023 à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O navio de lançamento de dutos da Saipem,  Castorone ,  trabalhará  para dar vida a esse projeto. O início do que se espera ser o primeiro projeto do Brasil a tratar gás offshore e ser conectado à rede nacional sem processamento onshore adicional está previsto para 2028.

A Equinor, como operadora, detém uma participação de 35% no projeto, enquanto a Repsol Sinopec Brasil e a Petrobras detêm 35% e 30% de participação, respectivamente. A MODEC é responsável pela construção de uma  unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga  (FPSO) para o projeto. O  peso pesado norueguês também contratou recentemente o navio-sonda Valaris DS-17  para trabalhos de perfuração.

Além de Raia, a empresa de energia está desenvolvendo o  projeto Bacalhau  no país sul-americano. O FPSO  Bacalhau da MODEC , destinado a trabalhar no campo,  recebeu recentemente a aprovação em princípio (AiP) da DNV  para a notação Abate. 

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h  (Inscrições abertas, clique: Sympla ou Mercado Pago
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?