Seatrium usa tecnologia digital twin para aumentar a segurança do FPSO
A Seatrium e o Centro de Tecnologia Offshore & Marine de Cingapura (TCOMS) expandiram o acordo de colaboração de pesquisa principal (MRCA) para explorar novos métodos para tornar as plataformas flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) mais seguras e eficientes.
O acordo de colaboração original foi assinado em abril de 2023 para explorar capacidades de modelagem ciberfísica em simulações de operações em estados de alto mar e outros eventos extremos para unidades FPSO. Após realizar testes de modelo em escala de uma dupla FPSO que a Seatrium está construindo para a Petrobras na instalação de bacia oceânica da TCOMS, os parceiros agora planejam usar os dados coletados para desenvolver gêmeos digitais a serem implantados em cenários de campo real.
Chris Ong, CEO da Seatrium, disse: “Como um player global líder nas indústrias offshore, marítima e de energia, a Seatrium está comprometida em impulsionar inovações na melhoria da eficiência e da descarbonização marítima. Nossa parceria com a TCOMS nutre talentos de engenharia aspirantes e os encoraja a ultrapassar os limites além do que é possível em seu campo de trabalho. Juntos, estamos desbloqueando novas eficiências e aprimorando o desempenho de campo por meio de tecnologia que contribui para um futuro mais verde.”
Os FPSOs em questão, P-84 e P-85, serão implantados na Bacia de Santos, aproximadamente 200 quilômetros da costa nos próximos anos. Com previsão de início de produção em 2029 na segunda fase dos desenvolvimentos dos campos de Atapu e Sépia, os dois FPSOs totalmente elétricos devem reduzir a pegada de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 30% por barril de petróleo produzido.
Petrobras e Seatrium assinaram o contrato para a construção do par de embarcações em maio. A empresa de Cingapura então subcontratou a CIMC Raffles Offshore para a construção do casco e a KBR para desenvolver as instalações do topside. O início da construção do FPSO P-84 , descrito como o “maior FPSO da história da Petrobras”, foi marcado com uma cerimônia realizada no mês passado na China.
Estabelecido em março de 2023, o Seatrium-TCOMS Ocean Lab foca em aspectos como soluções mais limpas de petróleo e gás, incluindo plataformas de produção flutuantes inteligentes, e novas soluções de energia, incluindo amônia, hidrogênio e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). A digitalização e a análise de dados também são usadas para maior previsibilidade e confiabilidade dos sistemas oceânicos e sua infraestrutura.
“Como uma plataforma nacional de P&D dedicada aos setores offshore e marítimo e outros setores relacionados ao oceano, nossa busca incansável por inovação e sustentabilidade nos tornou o parceiro ideal para a indústria que busca se manter à frente e preparar suas soluções e operações para o futuro”, observou o CEO da TCOMS, Chan Eng Soon.
“Ao combinar nossa expertise em modelagem digital de ponta, simulação e capacidades de teste de modelos físicos com insights empresariais aguçados, apoiamos a indústria no desenvolvimento de futuros sistemas e infraestrutura oceânica que não apenas melhoram a segurança, otimizam a eficiência e o desempenho, mas também impulsionam o crescimento econômico sustentável de longo prazo.”
Especialistas de ambas as empresas realizam testes de estresse e validam soluções e conceitos na instalação da bacia oceânica. Os resultados são então usados para avaliar o desempenho dos sistemas oceânicos em condições oceânicas extremas e operacionais simuladas e melhorar o desempenho de campo por meio de tecnologias como sensoriamento inteligente, inteligência artificial (IA) e análise de dados. Isso facilita a criação de gêmeos digitais de ativos de infraestrutura oceânica para melhorar o gerenciamento do ciclo de vida.
No mês passado, a Seatrium sediou uma cerimônia de nomeação para outra unidade FPSO destinada ao país – Bacalhau. A empresa de Cingapura ficou encarregada de realizar o trabalho de integração no FPSO depois que a Aibel concluiu o trabalho nos módulos topside. Construída pela MODEC, a unidade trabalhará no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos. Os parceiros no campo são Equinor, ExxonMobil, Petrogal Brasil e Pré-sal Petróleo (PPSA).
3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.
Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!
Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Inscrições abertas, clique: Sympla ou Mercado Pago )
Exposição: 14h às 20h (Acesso livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brasil
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/