Notícias

Decisão sobre o progresso da descoberta de petróleo brasileiro para o estágio de entrada FEED deve ocorrer em breve

A Karoon Energy deve decidir por volta de abril de 2025 sobre avançar para a próxima etapa de desenvolvimento, que representa a entrada no projeto de engenharia de front-end (FEED), para uma descoberta de campo de petróleo na Bacia de Santos.

Embora a Karoon tenha contratado uma sonda em abril de 2021 para realizar intervenções em quatro poços no campo de Baúna, quando a sonda Maersk Developer, agora chamada de Noble Developer, concluiu esta campanha, esperava-se que ela perfurasse dois poços de desenvolvimento no campo de Patola, graças à adição em junho de 2021, e um ou potencialmente dois poços de controle na descoberta de óleo Neon, que foi adicionada em maio de 2022.

Desde então, a empresa continuou com as atividades de exploração, avaliação e desenvolvimento na Bacia de Santos, no pré-sal. De acordo com a operadora, a equipe do projeto Neon fez um bom progresso no quarto trimestre de 2024 na fase 2, também chamada de estágio de seleção, incluindo a atualização dos modelos de reservatório Neon com base em conjuntos de dados sísmicos reprocessados, produtos de caracterização de reservatório de inversão sísmica e estudos de núcleo finalizados.

A empresa alega que esses modelos de reservatório formarão a base para estudos de desenvolvimento de reservatório atualizados, visando otimizar o plano de desenvolvimento e os requisitos de capex, gerando perfis de produção e estimando a faixa de recursos recuperáveis. A Karoon também continuou a selecionar unidades de produção em potencial para identificar o candidato ideal para redistribuição em Neon.

Além disso, a empresa destaca que a redistribuição e modificação de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) deve fornecer benefícios de custo e cronograma do projeto, melhorando o valor. Além disso, outros estudos focados na otimização dos custos e da economia de um potencial desenvolvimento estavam em andamento.

No entanto, o próximo marco para o projeto Neon deve ocorrer em abril de 2025 ou por volta desta data, quando a Karoon decidirá se deve progredir o projeto para a fase de “definição”, marcando a entrada no FEED. Esta fase incluiria o desenvolvimento de planos detalhados de execução do projeto, a base para especificações de design, planejamento de aquisição, negociação de acordo comercial, financiamento e estimativas detalhadas de custo.

Além disso, a empresa acrescentou que uma sala de dados seria aberta e um processo de farm-down seria colocado em movimento para garantir um parceiro antes que qualquer decisão final de investimento (FID) seja tomada. O campo de petróleo Neon está localizado 50–60 quilômetros a nordeste do campo de petróleo Baúna da Karoon, que produz hidrocarbonetos por meio do FPSO Cidade de Itajaí .

Atualmente, a empresa está em negociações com a Altera & Ocyan (A&O) para tomar posse deste FPSO, que ficará inativo por um mês durante a substituição de uma válvula de elevação de gás defeituosa no próximo trimestre.

 

3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil

Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!

Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms

Date: May 13, 14 and 15, 2025.

Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil

1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here

Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?