Árvores de natal molhadas (ANMs) para as novas fases do projeto de Búzios
Edital para compra de dezenas de equipamentos do projeto da cessão onerosa será liberado ainda este ano
A Petrobras lançará, neste semestre, licitação para adquirir um lote de árvores de natal molhadas (ANMs) para as novas fases do projeto de Búzios, no cluster de Santos. Os termos do edital ainda estão em formatação pela área de E&P, em conjunto com a Gerência Executiva de Suprimentos de Bens e Serviços, mas a expectativa é que sejam solicitadas de 30 a 40 árvores.
A empresa vencedora ficará também responsável pela instalação dos equipamentos, além de fornecer as ferramentas necessárias à operação.
Embora o volume de contratação seja expressivo, algumas fornecedoras argumentam que o repasse dos custos de ferramentas traz ônus extra, já que as utilizadas na operação são feitas sob medida e não atendem a outras operadoras.
“O modelo é ruim porque a Petrobras passou essa responsabilidade de investir no ferramental para as empresas de serviço, mas não está dando volume suficiente de equipamentos para ter o retorno necessário desse capex. Quando as empresas fazem a proposta, ou precificam muito alto para atender ao ferramental ou correm o risco de, ao final do contrato, ficar com aquelas ferramentas sem uso, pagando a depreciação do equipamento, caso não consigam fechar novos contratos”, analisa uma fonte do setor.
Outra preocupação está relacionada ao pagamento. Há cerca de três anos, a Petrobras optou por extinguir o pagamento parcelado de contratos, de acordo com o andamento dos projetos – estratégia adotada pelas grandes petroleiras do setor.
Além das ANMs e dos FPSOs de Búzios, a Petrobras deve ir ao mercado até o final do ano para adquirir dutos flexíveis e cabeças de poço.
Petróleo hoje