Servtec Energia amplia participação em Geração Centralizada com a aquisição de duas usinas de geração de energia
A Servtec Energia acaba de adquirir dois novos ativos de geração centralizada, somando 64MW ao seu portfólio de projetos operacionais. As novas aquisições incluem a PCH Inxú, no Mato Grosso, com 22MW, e a usina eólica Dunas do Paracuru, no Ceará, com 42MW. Esta última será rebatizada de Bons Ventos Paracuru, em alusão à marca registrada da Servtec para seus parques eólicos. Com estes ativos, o portfólio de ativos de geração renovável centralizada chega a 173MW.
Atualmente, a Servtec conta com seis projetos eólicos desenvolvidos integralmente pela empresa e que compõem o Complexo Eólico Bons Ventos da Serra, no Ceará, somando 109MW. 100% da energia gerada pelas usinas de geração centralizada da Servtec atendem a contratos do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) conquistados nos leilões organizados pela EPE.
A Servtec sempre desenvolveu seus projetos do zero, desde a prospecção do terreno. A PCH Inxú e a eólica Dunas de Paracuru são os primeiros ativos comprados já em operação. “Além do conhecimento de desenvolvimento de projetos e implantação de empreendimentos, aperfeiçoamos nos últimos anos nossa expertise de operação de usinas de geração renovável, atingindo níveis de disponibilidade e eficiência que se destacam hoje entre os melhores do Brasil”, destaca Pedro Fiuza, CEO da Servtec Energia.
Hoje, os 109MW em operação pela Servtec têm mantido uma disponibilidade de 99%. A expectativa da companhia, com a compra dos ativos, é melhorar a performance dos projetos, igualando aos índices alcançados hoje pelas demais usinas da empresa.
Outro aspecto que a Servtec leva muito à sério é com relação às questões ASG – ambiental, social e governança. “Geralmente chegamos às comunidades um ano antes do início das obras de nossos empreendimentos, o que nos permite entender as demandas e anseios da comunidade local, construindo assim, uma relação construtiva e de confiança com os moradores da comunidade”, exemplifica Fiuza.
Os ativos de geração renováveis da Servtec combinados geram 700.000MWh por ano de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 900 mil habitantes, e ajudam a evitar a emissão anual de 300 mil toneladas de CO2.
Sobre a Servtec Energia
Iniciou suas atividades nos anos 1960, e vem atuando no segmento de geração de energia elétrica desde 1998. Com mais de 1.000 MW implantados em diversas fontes, a Servtec Energia detém atualmente participação e faz a gestão ativa em uma usina térmica à gás no Amazonas (Gera Amazonas 85MW), uma térmica movida à óleo combustível no Maranhão (Gera Maranhão 330MW), sete usinas eólicas no Ceará que somam 151MW, uma PCH no Mato Grosso, com 22MW de potência, além de projetos de geração distribuída que somam 69MWp.