Notícias

Rockwell Automation Novo SDCD: Mais eficiência para as operadoras de petróleo e gás

Sistema de controle distribuído simplifica o trabalho dos operadores e possibilita o conhecimento em tempo real da situação de produção,
contribuindo para tomada decisões corretas de forma mais simples e rápida

Um SDCD (Sistema de Controle Distribuído) moderno é construído com o uso de tecnologias de controle em toda o ciclo de produção, e as indústrias agora podem optar por implementá-lo. Os controles de processos não precisam mais depender de tecnologias separadas. O uso de novas tecnologias permite a perfeita integração de um SDCD moderno com sistemas comerciais, sistemas de suporte à operação e sistemas de utilidade existentes. Desse modo, há mais opções para otimizar toda a operação.

Atualmente, é possível usar um SDCD para melhorar a eficiência dos operadores em toda a organização. Um sistema moderno, graças à inteligência de produção que incorpora, simplifica o trabalho dos operadores e melhora o conhecimento da situação, ajuda a tomar decisões corretas de um modo mais simples e rápido. Como? Oferecendo informações práticas e claras que possam guiá-los em tempo real para que resolvam os problemas.

Um sistema de SDCD moderno pode atenuar os problemas de qualquer operação e suas interfaces homem-máquina (IHM) de alto desempenho oferecem as informações necessárias para que os funcionários tomem as decisões corretas em diferentes cenários de produção ou manutenção.
Para fazer isso, eles usam técnicas que os tornam mais conscientes de sua situação e usam telas gráficas de modo a aumentar a concentração do operador e reduzir o tempo de resposta. Trata-se de interfaces que evitam distrações porque mostram apenas dados essenciais, além de oferecem certas opções guiadas, melhorando assim a visibilidade dos processos, a tomada de decisões e a segurança de todo o sistema.

Os empresários que usam um SDCD moderno para toda a fábrica ajudam a reduzir o custo total de propriedade. Se levarmos em conta o custo do ciclo de vida associado à engenharia, estoque, treinamento, manutenção e suporte técnico do sistema, além de expansões futuras, é possível alcançar economias significativas.

Como atender à demanda contínua de novas fontes de produtividade e margem de crescimento e, ao mesmo tempo, continuar usando a mesma abordagem e estratégia de sistemas de controle que já usamos há décadas? Aqui, mostramos três cenários que ilustram como um sistema de SDCD moderno pode melhorar a eficiência dos operadores:

Primeiro: Melhor gerenciamento de alarmes

Os sistemas de alarmes antigos são um dos pontos fracos em muitas das operações de petróleo e gás. Eles podem causar problemas e distração e, quando não têm informações históricas, os operadores passam muito tempo tentando descobrir a causa.

Com um SDCD moderno, acontece o contrário. Isto é, os alarmes de suas operações são racionalizados, reduzindo as distrações. Temos o caso de uma planta de processamento de gás que usou o SDCD PlantPAx® da Rockwell Automation para eliminar alarmes falsos, diminuindo assim o número médio para dez por dia, uma quantidade muito mais gerenciável.

Um SDCD desse tipo pode transformar alarmes em algo realmente prático. Quando esses alarmes disparam, os operadores sabem o que devem fazer e com que urgência agir, reduzindo os custos e o tempo para a solução de problemas. No fim das contas, isso também reduz o tempo de parada e as perdas na produção.

Segundo: Manutenção mais proativa

À medida que as empresas digitalizam suas operações petrolíferas e conectam seus ambientes de produção, os dispositivos inteligentes vão se tornando cada vez mais comuns. Com esses dispositivos, as empresas podem melhorar a confiabilidade dos ativos e reduzir os tempos de parada de forma proativa e sempre que encontrar sentido nos dados brutos que eles oferecem.

Um SDCD moderno pode transformar esses dados em estatísticas úteis para os operadores sobre o estado e o desempenho dos ativos em todas as fases da produção. Dessa forma, o SDCD indicará se os ativos estão prestes a falhar e quando estão mais propensos a fazê-lo, melhorando assim a manutenção ao priorizar os ativos que precisam ser substituídos ou reparados em interrupções planejadas.

Terceiro: Tomada de decisões guiada

Como muitos outros setores, o de petróleo e gás enfrenta uma escassez de pessoal qualificado. Os operadores com 20 ou 30 anos de experiência estão prestes a se aposentar e serão substituídos por profissionais de uma nova geração e com muito menos experiência.

Um SDCD moderno com inteligência de produção e IHM de alto desempenho pode melhorar significativamente o trabalho dos operadores e até garantir que, em poucas semanas, os novatos sejam quase tão eficientes quanto os melhores funcionários da empresa. Obviamente, se a empresa tiver operadores com um melhor desempenho, o desempenho da empresa como um todo também será melhor.

Redação

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?