Schneider Electric abre inscrições para a nova edição da competição Go Green
A Schneider Electric, líder em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, lança a nova edição de seu concurso universitário Go Green. A empresa agora conta com a colaboração da AVEVA, líder global em software para engenharia e indústria. Com isso, os alunos terão a chance de apresentar suas ideias aos principais líderes da indústria e receber orientação de especialistas e profissionais. Os vencedores da competição poderão escolher uma viagem para um dos seguintes países: Boston, Londres, Nova Delhi, Paris ou Xangai.
Em sua última edição, de 2020, a equipe vencedora foi a Groon, da Universidade Nacional da Colômbia. As finais da competição estudantil global foram realizadas no dia 10 de setembro, de maneira on-line pela primeira vez.
Os ganhadores, Angie Redondo e Jorge Polo, apresentaram um projeto de pesca sustentável, com foco na comunidade de Bojayá, que vive no Rio Atrato, próximo à costa do Pacífico da Colômbia. A economia da região é baseada em pesca e agricultura, e hoje 22% da produção pesqueira local é desperdiçada por insuficiência de refrigeração elétrica. A ideia da equipe Groon oferece uma solução inovadora de acesso à energia e um modelo de negócios sustentável para os pescadores de Bojayá. A ideia é baseada em uma solução confiável de refrigeração e logística movida a energia solar e biomassa para estocar e ajudar a distribuir produtos locais.
Além disso, os estudantes apresentam uma abordagem circular de seis etapas, que incluem o uso de técnicas tradicionais de pesca, aplicação de cotas sustentáveis e reciclagem de resíduos de peixes como biocombustível. Abrange ainda a instalação de refrigeração movida a energia solar e desenvolvimento de cadeias de abastecimento locais. Além do acesso confiável a energia renovável, o projeto Groon reduz as emissões de CO2 da indústria pesqueira local em 4,3 toneladas e preserva as tradições culturais da área.
“Groon é uma solução economicamente viável e sustentável, que pode melhorar as condições de vida de dezenas de pescadores e contribuir para a construção de um futuro pacífico para a região do Choco na Colômbia”, defende a equipe Groon.
O Brasil também teve destaque no Go Green 2020. A equipe brasileira Evergreen ficou em segundo lugar na final regional da competição com o projeto GreenShare. A tecnologia é um sistema inteligente de gerenciamento e comércio energético que permite aos usuários armazenar energia renovável para usá-la durante os horários de pico. Além disso, torna possível compartilhar o excedente de energia com seus vizinhos por meio de um aplicativo. Fazem parte da equipe Daniele Kuchenbecker, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Levi Faria, da Universidade de Campinas.
Ideias ousadas para remodelar o futuro
Por causa da pandemia da covid-19, os 16 finalistas do Go Green 2020, inclusive equipes da China, Colômbia, Egito, Hong Kong, Índia, Indonésia, Rússia e EUA, apresentaram suas ideias de maneira remota a um júri de executivos da Schneider Electric. Para a edição de 2021, os estudantes sulamericanos interessados podem se registrar em https://gogreen.se.com/en/challenges/2021-south-america
Desde sua primeira apresentação em 2011, o Schneider Go Green atrai com sucesso estudantes de todo o mundo. Mais de 117.400 alunos enviaram 21.700 ideias de projetos. Só em 2020, mais de 24.400 alunos de 172 países participaram da competição, com quebra de todos os recordes anteriores.