Notícias

Workshop da ANP debate segurança na produção terrestre

A ANP realizou no dia 25/11 o V Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente para Instalações Terrestres (SOMAT). O evento, que foi online e fez parte da programação da Mossoró Oil & Gas Expo, visou à troca de experiências entre a ANP, outros órgãos reguladores e empresas que atuam em áreas terrestres (onshore).

A quinta edição do SOMAT teve como foco o plano de desinvestimento da Petrobras e os processos de cessão de direitos, em especial aspectos relacionados à garantia da segurança operacional e preservação do meio ambiente nas mudanças de operador dos campos terrestres.

“Estamos em um novo momento da indústria terrestre, de retomada de investimentos e da produção a partir da chegada de novos agentes. Desde 2017, pelo menos 15 empresas começaram a atuar no onshore no Brasil, e esse número tende a aumentar com o plano de desinvestimentos da Petrobras e com o nosso 2º Ciclo da Oferta Permanente, que será realizado em 4/12. Assim, nosso foco hoje é nos processos de cessão de direitos no que se refere à continuidade operacional, à transferência de informações de segurança operacional, ao monitoramento do ativo e ao gerenciamento dos riscos”, afirmou o diretor-geral interino da ANP, Raphael Moura, na abertura do evento.

No workshop, a ANP fez apresentações sobre o recente e intenso fluxo de processos de cessão de direitos, com foco no gerenciamento de segurança operacional, e o arcabouço regulatório sobre o tema, bem como sobre requisitos de medição para campos terrestres.

Também foram ouvidas experiências recentes das próprias empresas nesses processos de cessão, em especial sobre a continuidade segura das operações. Houve ainda uma sessão com apresentações dos órgãos estaduais de meio ambiente do Rio Grande do Norte e da Bahia, que falaram sobre aspectos ambientais nessas transferências de ativos.

Ascom ANP

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?