Notícias

OPEP vê produção de xisto dos EUA se recuperando ainda mais com a alta do petróleo

A perspectiva para o óleo de xisto dos EUA é um pouco mais “otimista” devido ao aumento dos preços e a produção se recuperará ainda mais no segundo semestre de 2021, disse a Opep na última quinta-feira, em um sinal de que sua política de corte de produção está ajudando os rivais Mais.

Os produtores de xisto dos EUA não fazem parte de um pacto entre os países da OPEP e outros, incluindo a Rússia – a chamada OPEP + – para reduzir sua produção para sustentar os preços e reduzir o excesso de oferta.

A oferta total de petróleo dos EUA aumentará 370.000 barris por dia (bpd) em 2021 para 17,99 milhões de bpd, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo em um relatório mensal, 71.000 bpd acima da previsão anterior.

Uma recuperação significativa no xisto poderia prejudicar os esforços da OPEP e seus aliados para apoiar o mercado. Os preços do petróleo atingiram uma alta em 11 meses, acima de US $ 57 o barril nesta semana, apoiados pela OPEP + restrição de oferta e um corte voluntário pela Arábia Saudita.

“A perspectiva de fornecimento de 2021 agora é um pouco mais otimista para o xisto dos EUA, com os preços do petróleo aumentando e a produção deve se recuperar mais no segundo semestre de 2021”, disse a OPEP.

Também no relatório, a Opep deixou sua previsão para a demanda mundial inalterada, dizendo que o uso de petróleo aumentará 5,90 milhões de bpd este ano para 95,91 milhões de bpd, após uma contração recorde de 9,75 milhões de bpd no ano passado devido à pandemia.

A Opep disse que há um potencial positivo em sua previsão de crescimento econômico de 4,4% em 2021, mas novas variantes do coronavírus, aumento de infecções e um início lento dos programas de vacinação podem atrapalhar a recuperação pelo menos no primeiro trimestre.

“Embora uma forte recuperação econômica global em 2021 continue muito provável, a profundidade e a magnitude da recuperação deste ano permanecem incertas”, disse a Opep.

“A previsão será completamente revisada mais uma vez no próximo mês.”

PEQUENO GANHO DE SHALE

Por enquanto, a recuperação do xisto é pequena. A OPEP espera que a produção de petróleo restrito dos EUA, outro termo para o xisto, aumente em 70.000 bpd este ano para 7,37 milhões de bpd e deixou sua previsão de fornecimento não-OPEP estável no geral.

Mas o rápido crescimento no fornecimento de petróleo não convencional causou problemas para a Opep no passado recente.

O aumento da produção de xisto, incentivado pela política da OPEP de corte da oferta para sustentar os preços, ajudou a criar um excesso durante 2014-2016. Esse excesso acabou levando à criação da OPEP +, que começou a restringir a produção em 2017.

A OPEP + cortou o fornecimento em um recorde de 9,7 milhões de bpd no ano passado e está bombeando 500 mil bpd extras em janeiro, sob um plano de reduzir gradativamente os meios-fios. A maioria dos produtores se manterá estável em fevereiro e a Arábia Saudita está cortando a produção em 1 milhão de bpd no próximo mês e março.

O relatório mostrou que a produção da OPEP já está aumentando. A produção aumentou em 280 mil bpd para 25,36 milhões de bpd em dezembro, disse, impulsionada pela Líbia, um membro da OPEP isento de fazer cortes, além de países com quotas como Iraque e Emirados Árabes Unidos.

A previsão do grupo de demanda por seu petróleo será de 27,2 milhões de bpd este ano, também inalterada em relação ao mês passado. Isso ainda permitiria uma produção média da OPEP mais alta em 2021.

Agência Reuters

 

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?