Sumig completa seis anos de filial nos Estados Unidos e conquista certificação para exportação à Europa
Objetivo da marca, líder sul-americana em tecnologias para soldagem manual e robotizada, é ampliar as exportações em 40%
O conhecido jargão de que crise também é sinal de oportunidade foi seguido à risca pela empresa caxiense Sumig – Soluções para Solda e Corte. Referência no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada, a companhia está comemorando neste mês um ano da inauguração da filial no Texas, nos Estados Unidos, e seis anos de presença no país norte-americano, com uma filial localizada na Flórida. Para este ano, está consolidando novas parcerias para exportação ao Reino Unido e aos países integrantes da União Europeia. O novo passo internacional é uma estratégia para encerrar o ano com crescimento de 40% no número de exportações em relação às vendas de 2020.
A expansão da Sumig no mercado europeu ocorre após os produtos da marca serem aprovados em rigorosos testes exigidos pelas normativas europeias, resultando na conquista de certificações internacionais que atestam a qualidade e a eficiência dos equipamentos produzidos pela empresa. Desde 2005, a Sumig participa como expositora da Schweissen & Schneiden, feira realizada na Alemanha que é considerada a mais importante de soldagem do mundo – uma espécie de vitrine para o segmento.
“O investimento realizado nos últimos anos neste evento permitiu sermos vistos na Europa como um fornecedor de qualidade e com ótimo custo-benefício ao cliente. Passamos a ter contatos com compradores interessados na nossa tecnologia e trabalhamos para atender todas as normativas internacionais com o objetivo de oferecer equipamentos seguros e de extrema qualidade. Essa conquista é a coroação de um trabalho de mais de 40 anos da Sumig e que permite ampliar ainda mais nossos horizontes”, afirma a coordenadora de Exportação da empresa, Marina Bertelli.
Todos os produtos e peças exportadas serão produzidos na fábrica da Sumig, em Caxias do Sul. Os novos negócios na Europa contam com um parceiro para logística já homologado no Reino Unido e outros distribuidores pelo continente deverão ser integrados nos próximos meses para consolidar a presença da empresa na Europa. Além deste novo mercado, a marca expandirá até o final de 2021 as exportações para o México, Colômbia, Peru e Índia, países considerados, segundo Marina, com boa perspectiva de recuperação em um cenário pós-pandemia.
Um ano da filial no Texas
Ainda no primeiro semestre de 2020, sob os efeitos iniciais da crise sanitária provocada pela Covid-19 no mundo, a Sumig deu mais um importante passo: investiu em uma nova filial em Dallas, no estado do Texas (EUA), ampliando as operações com showroom, estoque, manufatura e suporte aos clientes, objetivando o aumento das exportações no país. A empresa contava desde 2015 com outra filial, desta vez no estado da Flórida.
Conforme Wilian Susin, diretor da filial norte-americana, o balanço deste primeiro ano no Texas é bastante positivo. “O público norte-americano, por valorizar produtos robustos e com qualidade elevada, está aceitando muito bem a marca Sumig. A qualidade, os diferenciais técnicos, a capacidade de respaldo e a resposta rápida são apontados por eles como destaques da nossa empresa. É um mercado bastante dinâmico e, para atendê-los, redesenhamos nossos canais de marketing visando um público bastante demandante”, explica ele.
O principal produto exportado e comercializado nos Estados Unidos são as células para soldagem robotizada, equipamento desenvolvido pela Sumig no Brasil e que serve para automação dos processos de soldagem industriais.
Além de entregar as estações de trabalho prontas para instalação no ambiente fabril dos clientes, a equipe treina os usuários, presta assessoria e fornece todo auxílio para que proporcione ao cliente aumento da sua produtividade e qualidade de soldagem, visando ampliar suas vendas, reduzindo custos e aumentando sua rentabilidade.
“A atuação da Sumig em outros mercados, além do Brasil, é importante para ampliarmos nossa visão para o mundo e crescermos como empresa. Investimos no desenvolvimento da equipe, em ferramentas de trabalho, ampliamos a capacidade produtiva e melhoramos ainda mais o produto ao lançarmos tecnologias inovadoras”, destaca Marina.