Notícias

Petrobras e Repsol apresentam suas estratégias de transformação digital junto da Firjan SENAI

Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval apresentou os editais de Inovação para atacar os gargalos deste mercado com o auxílio de star-ups

Gigantes do mercado de óleo e gás, como Petrobras e Repsol, apostam em editais de inovação com apoio da Firjan SENAI para selecionar startups e impulsionar a transformação digital. Na Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval, do último dia 29/6, especialistas discutiram a transformação digital no processo de inovação nessa indústria. Eric Cardona Romani, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Firjan SENAI, pontuou a necessidade de que as empresas tenham maturidade tecnológica prévia para detectar os seus gargalos.

A Firjan SENAI está provocando uma série de editais de Inovação junto a empresas âncoras, que abrem oportunidades para start-ups: “Os Institutos SENAI trazem segurança operacional para as empresas e acompanham as start-ups que entram nos projetos. Além disso, na área de educação, investimos na formação de mão de obra qualificada para o mercado”, relatou Cardona.

A rede dos 26 Institutos SENAI de Inovação no país, da qual a Firjan faz parte, apoia soluções inovadoras, em especial para o mercado de petróleo e gás. “Por exemplo, para a Petrobras, desenvolvemos a gameficação em situações do trabalho, que engaja quem está na operação, mas também dá visibilidade para quem não está embarcado”, contou Cardona.

Start-up no uso de soluções inovadoras

“Expandimos nosso ecossistema de inovação, com uma start-up interna e editais para conectar as externas. Já contratamos 20 start-ups. São 32 desafios, que totalizam

R$ 22 milhões em investimento. A gente quer intensificar a cooperação com as empresas de todos os portes em busca de inovação”, salientou Hercules Padilha, gerente de Transformação Digital na Petrobras, ao apresentar o edital Conexões para Inovação da empresa. Padilha mostrou cases de inovação na companhia, como o de realidade mista, “Das telas do cinema à realidade de petróleo e gás”, inspirado no capacete usado pelo super-herói Homem de Ferro.

Junto à Repsol, a Firjan SENAI desenvolve projetos de realidade virtual, interligando tecnologias. São formas de monitorar um ambiente real através de cópia no virtual. Tamara Garcia Bermejo, gerente de P&D na Repsol Sinopec Brasil, afirmou que a digitalização passou a fazer parte do centro de operações da empresa. “Tivemos que desenvolver canais de inovação no Brasil e, para isso, trabalhamos em parceria com a Firjan SENAI. Desenvolvemos editais e questões de supercomputação, de ferramentas únicas que permitem otimizar ações de perfuração”, exemplificou.

“Temos uma estratégia de inovação para a qual dedicamos vários milhões de euros por ano globalmente. No Brasil, destaco a parceria com o SENAI, que possui um papel fundamental na formação de mão de obra nas áreas de inovação e digital, não só para o óleo e gás, mas também para outras indústrias. A qualidade da infraestrutura de inovação instalada nas unidades Firjan SENAI faz com que os profissionais formados lá sejam disputados por vários setores, além do industrial, como o bancário e o médico”, sintetizou Tamara.

Mediador do evento Heber Bispo, coordenador da Cadeia de Valor Petróleo, Gás e Naval na Firjan, avaliou: “Cada vez que avançamos em tecnologia e inovação de petróleo e gás, toda a cadeia se beneficia. A transformação deve ocorrer também na cultura corporativa para que a inovação ocorra. Além disso, tanto Petrobras como Repsol e outras grandes empresas disponibilizaram equipamentos para ajudar em pesquisa e enfrentamento da pandemia”.

Para assistir a este Webinar na íntegra acesse o link https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=__WfrPsFWWY&feature=youtu.be

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?