Notícias

TotalEnergies e Veolia unem forças para desenvolver o cultivo de microalgas a partir de CO2 para a produção de biocombustíveis de nova geração

A TotalEnergies e a Veolia estão unindo forças para acelerar o desenvolvimento da produção de microalgas a partir de CO2. Os dois parceiros estão combinando know-how para desenvolver um projeto de pesquisa de 4 anos no local da biorrefinaria de Mède, operada pela TotalEnergies, visando, em última instância, a produção de biocombustíveis.

Por meio da fotossíntese, as microalgas usam a luz do sol e o CO2 atmosférico ou industrial para crescer. Uma vez maduros, eles podem ser transformados em biocombustíveis de baixo carbono de próxima geração.

Como parte do projeto, uma plataforma de teste é montada para comparar diferentes sistemas inovadores de cultura de microalgas e identificar os mais eficientes.

A Veolia, portanto, oferece sua experiência em:
• o setor de água para otimizar a gestão do ambiente aquático das culturas,
• valorização da biomassa de algas como solução eficaz para a captura de CO2.

A TotalEnergies, em sinergia com os negócios do site La Mède, disponibiliza seu know-how em:
• biomassa, refino e produção de biocombustíveis avançados,
• Tecnologias de captura e recuperação de CO2.

“Estamos satisfeitos com a parceria com a Veolia em nosso site La Mède para acelerar a avaliação de sistemas de cultivo de microalgas usando CO2 com o objetivo de produzir biocombustíveis de última geração. Os biocombustíveis permitem que os clientes da TotalEnergies reduzam sua pegada de carbono e, assim, contribuam para a ambição da empresa de atingir a neutralidade de carbono até 2050, junto com a sociedade ”, declarou Marie-Noëlle Semeria, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies.

“Esta parceria inédita permite que a TotalEnergies e a Veolia acelerem o ciclo de produção de uma promissora alternativa energética necessária à preservação do planeta. Com este projeto, a Veolia é capaz de trazer sua experiência técnica na otimização e segurança de tratamentos biológicos em um projeto mais global que contribuirá positivamente para a transformação ecológica. Esta parceria é um bom exemplo das capacidades de inovação ecológica que a Veolia deseja disponibilizar aos seus clientes para responder às mudanças climáticas “, disse Philippe Seberac, Diretor Técnico e Científico da Veolia.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?