Notícias

DNV verifica novo método de teste de espuma de fogo

A sociedade de classificação DNV emitiu uma declaração de verificação permitindo que a especialista em tecnologia de sobrevivência global Survitec use seu processo de teste de espuma contra incêndio revolucionário a bordo de embarcações marítimas ou estruturas offshore.

O novo método de teste ao vivo de espuma produzida da Survitec usa tecnologia de ultrassom para verificar a eficácia da espuma de combate a incêndio, de acordo com os requisitos obrigatórios estabelecidos em IMO MSC.1 / Circ.1432 9.2.4.

A decisão se aplica a qualquer embarcação ou estrutura offshore que tenha um sistema de espuma de convés, um sistema de espuma de alta expansão (casa de máquinas) ou sistema de espuma Heli-deck.

Os proporcionadores de espuma ou outros dispositivos de mistura precisam ser testados a cada cinco anos para confirmar se a proporção de mistura está entre +30 a -10% da proporção de mistura nominal definida pelo fabricante.

No entanto, embora os medidores de vazão ultrassônicos sejam comumente usados ​​para medir o fluxo de fluido em tubulações, acredita-se que seja a primeira vez que a tecnologia de ultrassom é usada para quantificar a proporção exata de água / espuma. Dois medidores de vazão ultrassônicos são usados ​​para comparar os dois valores.

Jan-Oskar Lid, Gerente Técnico de Vendas da Survitec, disse: “Nós desenvolvemos um método de teste seguro, ambientalmente correto e previsível, eliminando muito do tempo e despesas envolvidos na amostragem e teste de espuma. Proporciona tranquilidade aos operadores e tripulações de navios. ”

Ao contrário das técnicas existentes, o método Survitec significa que os testes podem ser realizados enquanto o navio está atracado ao lado, sem a necessidade de descarregar espuma ao mar ou enviar amostras para laboratórios de teste.

As metodologias de teste atuais precisam operar o sistema de combate a incêndio com espuma por pelo menos dois minutos, portanto, há um grande consumo de concentrado caro, resultando frequentemente na necessidade de substituir todo o volume do tanque. A espuma produzida é descarregada no mar.

O teste ao vivo de espuma produzida pela Survitec não precisa usar o concentrado ou produzir espuma no teste, usando apenas água do mar, que é mais ecológica do que soluções alternativas.

“As amostras também devem ser enviadas a uma estação de serviço para teste e se a amostra falhar, o dosador de espuma deve ser ajustado e o processo repetido, o que torna outras soluções disponíveis mais caras e demoradas, em comparação com o novo teste da Survitec processo ”, disse Lid.

A maioria dos navios comerciais e plataformas terá um sistema fixo que usa espuma para extinguir um incêndio, mas a proporção de concentrado de espuma e água do mar deve ser correta para que a espuma produzida funcione.

A experiência de serviço está demonstrando que o desgaste e o desgaste, além do envelhecimento do equipamento de mistura de espuma, podem ter um efeito negativo na proporção correta de mistura fornecida pelo sistema de espuma.

Sobre o uso da nova técnica de ultrassom, Lid disse: “Tudo que a tripulação precisa fazer é garantir que uma bomba de incêndio esteja funcionando com a capacidade necessária para a duração do teste. O procedimento elimina a necessidade de usar o concentrado de espuma do sistema.

“Como não é usada espuma, não há necessidade de encher ou reabastecer o tanque. E se quaisquer ajustes forem necessários, o dosador de espuma pode ser ajustado durante o teste e não em interlúdios, o que pode afetar o serviço normal. ”

A Survitec já treinou equipes para usar o novo processo em estações de serviço em Cingapura, Fujairah, Barcelona, ​​Rotterdam, Bremerhaven, Aberdeen, Liverpool, Houston, Panamá e Macaé (Brasil), e implantará o sistema em outras localidades nos próximos meses.

O método de teste ao vivo de espuma produzida pela Survitec já foi usado por vários operadores de transporte de gás bem conhecidos.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?