Enauta de volta à produção total em Atlanta após os reparos
Após uma falha no sistema de bombeamento e seus reparos, a empresa brasileira de petróleo e gás Enauta retomou as operações completas em seu campo operado em Atlanta, localizado na costa do Brasil.
O campo EPS de Atlanta possui três poços, projetados para operar com bombas dentro dos poços ou bombas localizadas no fundo do mar. No início de julho de 2021, dois poços de Atlanta interromperam a produção com apenas um poço permanecendo em produção. Enauta diagnosticou falha no sistema de bombeamento desses dois poços.
O primeiro dos dois poços produtores retomou as operações no final de julho e agora o segundo poço também foi restaurado.
A saber, a Enauta disse na quarta-feira que o campo de Atlanta voltou a operar totalmente os poços do Sistema de Produção Antecipada, após concluir o reparo dos aquecedores.
Após um período de estabilização, a expectativa da empresa é produzir inicialmente cerca de 20.000 mil barris de óleo / dia, com a operação de três poços, o que responde pelo recorde diário de produção da Enauta.
Além disso, estão em andamento atividades para expandir a capacidade de tratamento de água do FPSO Petrojarl I e aumentar a produção de petróleo. A conclusão da primeira fase, que prevê um volume 35 por cento superior de água tratada, está estimada para o final de 2021.
Em agosto, a empresa iniciou a licitação dos equipamentos e serviços necessários para a perfuração de um quarto poço, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção do campo. A perfuração do quarto poço está estimada para o terceiro trimestre de 2022, e a produção deve começar no final de 2022.
Localizado na bacia de Santos, o campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia, subsidiária integral da empresa, que detém 100 por cento de participação neste ativo.