Enauta e Yinson assinaram memorando de Entendimento (MoU) para negociação direta e exclusiva de contratos de fornecimento
A Enauta assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Yinson para negociação direta e exclusiva de contratos de fornecimento de FPSO para o Sistema Definitivo (DS) do campo de Atlanta, no litoral do Brasil.
Conforme explicado pela Enauta nesta quinta-feira, o MoU estabelece o início de uma negociação direta e exclusiva para o fornecimento de FPSO, contemplando contratos de afretamento, operação e manutenção da unidade produtiva.
Carlos Mastrangelo , Diretor de Operações da empresa, afirmou: “O MoU representa uma oportunidade de avançar em decisões relevantes para o sucesso do processo licitatório do sistema definitivo de Atlanta e permite maior previsibilidade do início de operação e condições do DS de Atlanta” .
Ele acrescentou: “Chegamos a um acordo que corresponde às nossas expectativas de entregar um sistema de produção seguro e robusto. A Enauta também está alinhada com a Yinson na implementação de soluções que minimizem a intensidade de carbono por barril produzido ”.
Atualmente, o campo de Atlanta está produzindo por meio de um Sistema de Produção Antecipada (EPS) – composto por três poços interligados ao FPSO Petrojarl I. Em março de 2021, a Enauta deu início à licitação do FPSO para o Sistema de Desenvolvimento Pleno (FDS) do campo de Atlanta .
A licitação do FPSO considera uma unidade com capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, à qual serão interligados de 6 a 8 poços produtores, incluindo 3 poços já em operação no Sistema de Produção Antecipada.
O processo licitatório contempla a adaptação de um FPSO existente, ainda não implantado, o OSX-2, viabilizado por contrato de exclusividade com opção de compra firmado pela Enauta. Encontra-se em andamento a licitação dos demais serviços e equipamentos necessários ao desenvolvimento do DS.
A Enauta também entrou com um pedido junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para obter a licença prévia para o DS. A empresa espera tomar a decisão final de investimento do DS no início de 2022 para garantir o início da produção em meados de 2024.
No início desta semana, a Enauta retomou as operações completas no campo de Atlanta após uma falha no sistema de bombeamento e seus reparos.