DELP ganha novo cliente e amplia fornecimento de Estacas Torpedo para Mero 1 e Mero 2
As Estacas Torpedo de Mero 1 começam a ser entregues em setembro
A DELP Engenharia vai entregar para os projetos de Mero 1 e Mero 2, mais 30 Estacas Torpedo. O campo de MERO é o terceiro maior produtor de petróleo e gás do Brasil e está localizado no bloco de Libra, Pré-sal da Bacia de Santos, cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O novo contrato foi estabelecido com a TechnipFMC, empresa responsável pelo fornecimento e instalação de equipamentos subsea. Este foi o primeiro contrato de venda do sistema de ancoragem da DELP fora do ambiente Petrobras. A empresa possui um track record de mais de 900 estacas torpedo com a operadora.
Para Mero 1, serão 24 estacas torpedo que farão a ancoragem de doze linhas de tubulação de aços cladeados, os risers rígidos. Para este contrato, a DELP ficou responsável pela análise de solo, engenharia, fabricação, testes e supervisão de instalação das estacas torpedo. A fabricação de todas as unidades já foi realizada e elas devem começar a ser expedidas a partir de setembro.
Para o gerente geral comercial da Anchortec, unidade de negócio de Óleo e Gás da DELP, Thiago Martins, a contratação de Mero 1, por meio da TechnipFMC, foi especial para a empresa. “Estamos muito satisfeitos por termos conquistado este contrato de Mero 1 com a TechnipFMC. Significou o nosso primeiro projeto de ancoragem ganho fora do ambiente Petrobras, que vem ampliar o nosso track record, de mais de 900 estacas torpedo até agora.”A parceria teve tanto sucesso em Mero 1, que a DELP conseguiu fechar o contrato com a empresa para fazer a ancoragem também em Mero 2. Neste segundo contrato, a DELP ficou responsável pela engenharia, análise de solo, projeto, compra de matéria prima e a fabricação em si. Serão 6 estacas torpedo que farão a ancoragem de linhas flexíveis. O projeto já foi iniciado, está em fase de engenharia, e a previsão de entrega das estacas torpedo é março do ano que vem.
Com a expansão da unidade de negócio de Óleo e Gás da DELP, a empresa já realizou dezenas de contratações, treinamentos e qualificação dos seus profissionais que estão atuando nesses projetos. “Nós já estávamos enxergando essa melhora no cenário para o nosso setor e viemos nos preparando para isso. Com essa abertura de mercado, estamos mais fortes e já somos os líderes mundiais em ancoragem de Estaca Torpedo”, comemora Martins.
Segundo a Petrobras, operadora do bloco de Libra, responsável pelas plataformas, Mero 1 está prevista para entrar em operação no primeiro trimestre do ano que vem e Mero 2 está prevista para entrar em operação em 2023.
**O campo de Mero está localizado no bloco de Libra, primeiro a ser ofertado em um leilão de partilha de produção em 2013. O bloco de libra tem como operadora, a Petrobras, com 40% de participação, também a anglo-holandesa Shell com 20%, a francesa Total também com 20%, e as chinesas CNODC e CNOOC Limited cada uma com 10%.