ANP participa do 2º Workshop Promar, programa voltado a campos marítimos
A ANP participou no último dia (31/8) do 2º Workshop Promar – Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos, que ocorreu em formato híbrido (presencial, na cidade de Macaé/RJ, e online).
Na mesa de abertura do evento, a Diretora Symone Araújo destacou que a ANP vem acompanhando, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o plano de desinvestimentos da Petrobras. “Entendemos que este é um elemento fundamental para a revitalização e retomada da produção dos campos maduros offshore. O que desejamos é ter agentes diversos, cada um operando exatamente com o perfil mais próximo das suas características. Diversidade é o segredo para que possamos fazer a retomada da produção, em especial nos campos maduros”, declarou.
Ela citou como exemplos os polos de Maromba, Pargo, Pampo e Enchova, cujos campos foram vendidos pela Petrobras e que, segundo estimativas da ANP, irão gerar cerca de R$ 10 bilhões em investimentos em novas atividades, além de mais do que dobrar sua produção até 2025. “Isso mostra a importância de ter agentes operando em áreas coerentes com seu perfil”, afirmou.
A ANP foi representada ainda por superintendentes e técnicos nas sessões técnicas. O workshop, realizado pelo MME, debateu diversos aspectos relacionados aos campos maduros offshore, como boas práticas para a transição de operações, meio ambiente, queima de gás e remoção de instalações.
O Promar tem como objetivo a criação de condições para a revitalização dos campos marítimos maduros e de melhores condições para o aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural, consideradas como de economicidade marginal. Assim, o programa busca o melhor aproveitamento dos recursos petrolíferos nacionais, o aumento no pagamento das participações governamentais, a geração de empregos e a ampliação da indústria de bens e serviços voltados para a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas marítimas.
– Parte da manhã: https://www.youtube.com/watch?v=3Ad0nIwtcaM&t=54s
– Parte da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=TXkR4_Pbg7U