Acordo de FPSO de US$ 400 milhões da SBM Offshore abre portas para vias de financiamento ‘inovadoras’
A SBM Offshore fez sua primeira incursão no financiamento de venda e arrendamento com um refinanciamento multimilionário de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO).
Ao divulgar a assinatura do contrato de financiamento de venda e arrendamento sem recurso, no valor de US$ 400 milhões, para o FPSO Cidade de Paraty com prazo de oito anos, a SBM Offshore confirmou o cronograma para a conclusão da transação, que deverá ocorrer antes do final de abril de 2025, após o cumprimento de determinadas condições de fechamento.
Este FPSO faz parte do portfólio de uma sociedade de propósito específico, de propriedade de empresas afiliadas da SBM Offshore (63,125%) e seus parceiros (36,875%). Segundo os termos do acordo, a sociedade de propósito específico transferirá a propriedade para quatro empresas de leasing chinesas.
No entanto, a empresa e seus parceiros continuarão a operar e manter o ativo até o final do afretamento inicial e os contratos de operação pelos 8,5 anos restantes. O FPSO Cidade de Paraty está formalmente alugado desde junho de 2013.
Comentando sobre o acordo de financiamento, Douglas Wood, CFO da SBM Offshore, destacou: “Estamos muito satisfeitos por termos assinado o refinanciamento do FPSO Cidade de Paraty, o primeiro financiamento de sale and leaseback da empresa.
Com esta transação estratégica, demonstramos mais uma vez o valor da nossa oferta única de ciclo de vida, não apenas do ponto de vista da execução e operação, mas também da nossa capacidade de continuar a fornecer soluções inovadoras de financiamento de longo prazo para os nossos clientes. Agradecemos o apoio contínuo dos nossos parceiros de leasing chineses.
A unidade opera sob um contrato de fretamento e operação de vinte anos no desenvolvimento de Lula Nordeste, na área do pré-sal, na Bacia de Santos, no bloco BM-S-11, localizado a aproximadamente 300 quilômetros da costa, em lâmina d’água de 2.100 metros.
O FPSO Cidade de Paraty instalou instalações de superfície com um peso de cerca de 14.000 toneladas para processar 120.000 barris de petróleo por dia (bpd), tratamento de gás associado para 5 milhões de pés cúbicos padrão por dia com compressão e remoção de dióxido de carbono, e uma instalação de injeção de água para 150.000 bpd.
Este acordo de financiamento ocorre um mês após a SBM Offshore confirmar a chegada de outro FPSO à camada pré-sal da Bacia de Santos.
Esta será a quinta adição a um dos campos de petróleo da Petrobras, quando o primeiro petróleo for liberado no final deste ano.
3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil
Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!
Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms
Date: May 13, 14 and 15, 2025.
Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla)
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil
1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here
Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/