ANP divulga dados relativos à fase de exploração dos contratos
A partir de julho de 2020, a ANP publicará mensalmente o Relatório Mensal de Exploração. O objetivo da publicação é promover a divulgação dos principais resultados obtidos pela indústria de petróleo e gás natural ao longo da fase de exploração, visando possibilitar à sociedade ampliar o seu conhecimento sobre o desempenho da indústria.
A fase de exploração é a primeira fase do contrato, precedendo a fase de produção, e tem por objetivo descobrir e avaliar jazidas de petróleo e/ou gás natural. O contrato estabelece um prazo durante o qual o concessionário ou contratado deve desenvolver atividades exploratórias de geologia e geofísica. Essas atividades exploratórias envolvem, entre outras, a aquisição de dados sísmicos, perfuração e avaliação de poços.
Nos relatórios, poderão ser verificados conjuntamente, dentre outras informações, os números mensais de blocos em exploração, poços exploratórios perfurados e notificações de descoberta. As declarações de comercialidade apresentadas pelos operadores, como resultado do sucesso da exploração de petróleo e gás natural no país, também serão apresentadas no relatório mensal.
Neste mês de julho, a ANP já disponibilizou em seu site os relatórios de março e abril de 2020. Em agosto, serão publicados os relatórios referentes aos meses de maio, junho e julho de 2020.