Notícias

ANP participa da Mesa REATE Sergipe

A ANP participou da Mesa REATE Sergipe, evento que deu sequência à agenda do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE).

O REATE tem o objetivo de buscar avanços na implementação de uma política nacional que fortaleça a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas terrestres, de modo a estimular o desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva, com produção crescente e pluralidade de operadores e fornecedores de bens e serviços.

No evento, a Diretora da ANP Symone Araújo destacou as mudanças recentes no cenário de produção em áreas terrestres no Brasil: “Percebemos que, de 2019 a 2021, passamos por um momento significativo de retomada da produção em áreas terrestres. Vínhamos observando um declínio, que agora parou, e o que se observa em 2021 é uma produção média de gás natural onshore 5% superior à média realizada em 2020. E se olharmos para cinco anos à frente, a previsão de aumento é de 36%”.

Observou ainda que vivemos um momento desafiador no mercado de gás natural: “O mercado brasileiro reflete os grandes desafios que estamos enfrentando nesta retomada, após uma recuperação que se dá com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, em que há claramente uma escassez de energia no mundo, uma escassez de gás no mundo, e isso não é diferente no Brasil. O que traz desafios adicionais à abertura de gás natural no Brasil, e transforma o início de 2022 num momento crítico para a implementação do novo mercado de gás”.

A Mesa REATE Sergipe discutiu, em painéis temáticos, assuntos relacionados ao desenvolvimento de campos terrestres na região de Sergipe, como regulação, licenciamento ambiental, logística e mercado de gás natural, entre outros.

Essa foi a sexta edição, e última de 2021, da Mesa REATE, que já teve debates sobre os estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Alagoas e Amazonas.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?