Notícias

Arkema Coatex é certificada como Operador Econômico Autorizado (OEA)

Com a certificação OEA-C 2 a Arkema tem a oportunidade de garantir o cumprimento das obrigações tributárias e aduaneiras nas operações do grupo, proporcionando maior segurança,

credibilidade e agilidade no atendimento das demandas de clientes.

A Arkema Coatex recebeu em março a certificação de Operador Econômico Autorizado. A empresa conta com 2 plantas produtivas no Brasil, ambas localizadas em São Paulo nas cidades de Araçariguama, onde é realizada a produção de resinas acrílicas e espessantes, e na cidade de Rio Claro, com a produção de Peróxidos Orgânicos e Odorantes. A Arkema Coatex também possui um vasto portfólio de produtos distribuídos oriundos de plantas localizadas no exterior, a certificação OEA auxiliará em todas estas atividades, tanto na aquisição de matérias-primas para abastecer as plantas quanto no abastecimento de estoque local para distribuição de produtos para revenda.

Dentre os diversos benefícios oferecidos pelo programa, destaca-se o despacho sobre águas, que proporcionará redução no tempo de trânsito das mercadorias, o que implica diretamente na melhora de capital de giro, nos tornando ainda mais competitivos em mercados tão disputados nos quais atuamos, proporcionando, desta forma, uma vantagem competitiva frente aos nossos concorrentes.

Outro fator importante é o reconhecimento do programa Federal entre países, o que é denominado Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM), quando é assinado o reconhecimento e havendo operações entre as empresas residentes nestes, o comércio entre os países é incentivado e facilitado. Recentemente o Brasil assinou este acordo com a Bolívia e Peru, países onde a Arkema Coatex realiza exportações para clientes importantes com frequência.

Estratégia global

A iniciativa surgiu por meio de uma Comissão Executiva criada pela empresa, que também realizou a implementação de um departamento de Customs Corporativo, de onde sairiam todas as diretrizes para as subsidiárias de forma global, com o principal objetivo de fazer negócios nos diversos países onde está estabelecida seguindo as leis locais, mitigando, desta forma, qualquer penalidade por descumprimento de normas ou regulamentos e consequentemente transmitir aos clientes a segurança necessária.

A Comissão identificou que a maneira mais fácil de garantir as operações e mitigar os riscos seria através da implementação do programa estabelecido pela OMA (Organização Mundial das Aduanas) que visa facilitar o comércio entre as nações e garantir a conformidade do Operador no país certificado. Foi então adotado como projeto global a certificação das subsidiárias da Arkema, das quais a Arkema Coatex, instalada em nosso país, é a nona subsidiária dentro do Grupo a conquistar a certificação.

Romulo Bastos, Gerente de Supply Chain, destaca a importância desta certificação. “É muito importante o apoio a programas federais como estes que protegem nossas indústrias locais de concorrência desleal, focando os esforços dos agentes em cargas que possam conter material ilícito, além de garantir aos nossos clientes a segurança necessária de uma parceria sólida, que não estaremos expostos a penalidades que comprometam o negócio e provoquem consequente desabastecimento”.

Além disso, todo o caminho percorrido para obter a certificação como um todo comprova a excelência nos processos da empresa: “Quando se olha os processos com uma visão voltada a riscos aduaneiros, consegue-se perceber que algumas pontas ficam descobertas, como exemplo, todo o cuidado que necessita ser tomado em caso de uma violação de lacre de container. Isso demonstrando em um exemplo apenas o lado logístico, levando isso para uma esfera coorporativa consegue-se imaginar a complexidade de procedimentos em RH, TI, Financeiro e o mais em evidência, o departamento de comércio exterior. A conclusão que se chega após a implementação do projeto é a de que se foram formados profissionais ainda mais técnicos e competentes, além de crescimento e desenvolvimento profissional dos envolvidos”, completa.

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?