BW Energy se prepara para duas aquisições no Brasil
A BW Energy, está se preparando para fechar a aquisição de dois clusters na Bacia do Espírito Santo, após uma recente suspensão do programa de desinvestimento da Petrobras.
No início do mês, a BW Energy disse ter sido informada pela Petrobras sobre uma revisão da venda dos clusters de Golfinho e Camarupim , como parte de uma análise mais ampla do programa de desinvestimentos em andamento da gigante estatal brasileira de energia, iniciado pelo Ministério da Minas e Energia (MME). Conforme explicado na época, o MME solicitou a suspensão das vendas de ativos em curso por 90 dias sem colocar em risco os interesses da Petrobras.
Originalmente, a BW Energy assinou um acordo em junho de 2022 para adquirir 100% de participação nos clusters de Golfinho e Camarupim e uma participação de 65% no bloco BM-ES-23 offshore no Brasil da Petrobras. Após a conclusão da transação, a BW Energy seria a operadora de todas as concessões. Além disso, a empresa concordou em adquirir o FPSO Cidade de Vitória , que produz no campo de Golfinho , da Saipem. Esperava-se que ambas as transações fossem concluídas no primeiro trimestre de 2023.
Em uma atualização, a BW Energy confirmou que o trabalho relacionado às transações do Golfinho poderia ser reiniciado. Com isso, a empresa continuará se preparando para a conclusão da aquisição de 100% de participação operada nos polos de Golfinho e Camarupim e de 65% de participação no bloco BM-ES-23 da Petrobras, além de assumir sobre o FPSO Cidade de Vitória da Saipem.
De acordo com a BW Energy, este trabalho de preparação inclui o progresso das aprovações relevantes das autoridades brasileiras, preparação operacional, planejamento de desenvolvimento de campo e construção de sua organização local. Embora o fechamento da transação de campo e a aquisição do FPSO estejam sujeitos ao cumprimento ou renúncia de condições precedentes e ao reinício do FPSO após as atualizações exigidas pela ANP, espera-se que essas transações sejam concluídas no segundo trimestre de 2023.
Localizado em lâmina d’água entre 1.300 e 2.200 metros na Bacia do Espírito Santo, o cluster de Golfinho compreende o campo de petróleo de Golfinho, o campo de gás não associado de Canapu e o bloco exploratório BM-ES-23, que contém o gás Brigadeiro e o condensado descoberta.
Por outro lado, o cluster adjacente de Camarupim está localizado em profundidades de água entre 100 e 1.050 metros, compreendendo os campos de gás não produtores de Camarupim e Camarupim Norte.