BW Offshore e Saipem miram contrato Gato do Mato da Shell
A BW Offshore recebeu um aviso limitado para prosseguir (LNTP) pela Shell e seus parceiros para reservas de engenharia e fornecedores em estágio inicial para o fornecimento de um FPSO para o campo de petróleo e gás Gato do Mato.
O LNTP está avaliado em até US$ 50 milhões e, após sua conclusão, a Shell e seus parceiros pretendem conceder um contrato de arrendamento e operação a um consórcio formado pela BW Offshore e Saipem .
Conforme explicado pela BW em comunicado na quinta-feira, o consórcio será co-responsável pela engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) do FPSO com entrega prevista para 2026.
O projeto Gato do Mato é uma descoberta de condensado de gás do pré-sal que abrange dois blocos vizinhos: BM-S-54 e Sul de Gato do Mato.
A adjudicação está sujeita à finalização das partes comerciais e de preços do contrato tendo em vista o mercado inflacionário atual da cadeia de suprimentos e uma decisão final de investimento a ser realizada pela Shell e seus parceiros.
O contrato de arrendamento e operação do FPSO terá um período firme de 18 anos com sete anos de opções.
“Temos uma estratégia clara de desenvolver e operar soluções de produção flutuante do tipo infraestrutura com contratos de longo prazo e contrapartes com grau de investimento. Gato do Mato é um projeto robusto que atende a todos os nossos requisitos”, disse Marco Beenen , CEO da BW Offshore.
“Replicaremos o modelo do projeto Barossa, trazendo parceiros de capital , e daremos um passo adiante em parceria com a Saipem para a fase EPCI para adicionar capacidade e capacidades de execução.”
A BW Offshore garantiu um contrato de Santos para o FPSO Barossa, que operará offshore na Austrália, em março de 2021. O contrato está avaliado em US$ 4,6 bilhões.
Beenen acrescentou: “ Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Saipem e esperamos construir um relacionamento de longo prazo com a Shell e seus parceiros no Brasil”.
Vale lembrar que, em outubro de 2019, a Shell cedeu uma participação de 30% em seu projeto Gato do Mato para a colombiana Ecopetrol .