Chevron obtém aprovação do Cade para aquisição de parte da Wintershall Dea do Brasil
A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição pela Chevron Brasil de parte do capital social da Wintershall Dea do Brasil Exploração e Produção Ltda.
A Chevron atua no Brasil principalmente por meio de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural. A Wintershall, por sua vez, é uma das principais empresas independentes de gás natural e petróleo da Europa, com mais de 120 anos de experiência como operadora e parceira de projetos neste setor em 13 países diferentes.
A superintendência verificou que com a aquisição, a Chevron irá deter menos de 10% deste setor de comercialização em petróleo e gás natural no país, e portanto não deverá dificultar a competitividade a outras empresas neste setor.
A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou também a aquisição de parte da Wintershall, uma das principais companhias de gás natural e petróleo da Europa, pela espanhola Repsol Exploração Brasil (REB), que atua em toda a cadeia produtiva de óleo e gás.
Trata-se da cessão à Chevron Brasil dos direitos e obrigações de 50% da participação de 20% das cotas atualmente detidas pela Wintershall, que está encerrando suas atividades no Brasil.
O Cade verificou que essa operação representará apenas um aumento de 10% na participação da Repsol nos ativos que estão sendo vendidos pela outra companhia. Com isso, o órgão antitruste concluiu que o negócio não deverá dificultar a competitividade com outras empresas.