Conheça todas as medidas adotadas pela Petrobras contra o coronavírus
Companhia está investindo mais de R$ 30 milhões em ações de saúde e prevenção para seus colaboradores
A Petrobras está investindo mais de R$ 30 milhões em ações de saúde e prevenção para seus colaboradores. As ações vão desde a adoção do teletrabalho para as funções administrativas e pessoas no grupo de risco – a companhia já colocou cerca de 30 mil pessoas trabalhando em casa – até a testagem de todos os colaboradores com suspeita, com testes padrão ouro (RT-PCR), sendo uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala. A companhia também adota os testes rápidos, que identificam anticorpos, antes do embarque para unidades com confinamento e em outras situações operacionais. Foram mais de 20 mil testes realizados (até 29 de maio).
Veja abaixo a linha do tempo com as medidas adotadas pela Petrobras desde que a Organização Mundial de Saúde decretou estado de pandemia:
12/03 – Petrobras reforça orientações preventivas aos colaboradores; suspende viagens internacionais, visitas externas e eventos presenciais com mais de 20 pessoas; e inicia a triagem médica pré-embarque (aferição de temperatura e anamese), orientações preventivas a bordo e desembarque de casos suspeitos. Companhia também adota teletrabalho para todas as pessoas voltando do exterior, em férias ou a trabalho.
13/03 – Petrobras formaliza uma Estrutura Organizacional de Resposta à Emergência (EOR), seguindo a metodologia de resposta à crise Incident Comand System (ICS), internacionalmente reconhecida. Na mesma data são suspensas também as viagens nacionais.
14/03 – Petrobras adota teletrabalho para pessoas do grupo de risco conforme critérios do Ministério da Saúde vigentes; e para pais e tutores de crianças em idade escolar nas localidades com aulas suspensas.
16/03 – Petrobras cria canal de atendimento 24 horas para que os empregados possam reportar sintomas e obter orientações pelas equipes de saúde da companhia e inicia monitoramento contínuo de casos suspeitos, confirmados e contactantes entre colaboradores da Petrobras.
17/03 – Petrobras adota o teletrabalho para as funções administrativas.
19/03 – Petrobras reduz contingente de funcionários nas plataformas e passa a adotar nova escala de trabalho para os que embarcam. Em vez de 14 dias de trabalho, passa a adotar escala de 21 dias para 14 de folga e 7 de isolamento prévio em hotel. Posteriormente, a companhia passou a adotar o monitoramento domiciliar com orientações para isolamento domiciliar, por meio de contatos telefônicos pela equipe de saúde em dias intercalados e canal 24 horas para reporte de sintomas. A escala atual é de 21 dias de trabalho para 21 dias de folga. Na mesma data, foi alterada também a escala nas unidades de refino e gás natural, adotando turnos de 12 horas (em vez de 8 horas) e reduzindo efetivo com atuação presencial.
30/03 – Petrobras passa a usar o teste RT-PCR em trabalhadores que apresentam sintomas da doença; e seus contactantes. A companhia testa todos os colaboradores com suspeita, sejam aqueles em atividades presenciais como os que estão em home office, assim como seus contactantes (no trabalho ou domiciliares). É válido destacar que a empresa foi uma das primeiras no país a tomar essa iniciativa.
16/04 – Petrobras inicia distribuição de máscaras de uso não profissional para funcionários em atuação presencial, incluindo máscaras descartáveis e reutilizáveis.
20/04 – Petrobras começa a realizar testes rápidos (identificação de anticorpos) nos profissionais que vão embarcar a partir dos aeroportos do Rio de Janeiro e Espírito Santo para todas as plataformas próprias do Sudeste.
26/04 – Petrobras inicia os testes rápidos (identificação de anticorpos) para embarque para a base petrolífera de Urucu (AM).
30/04 – Petrobras começa a realizar testes rápidos em funcionários da Refinaria de Manaus (Reman), no Amazonas.
04/05 – Petrobras expande o monitoramento domiciliar para as unidades de refino e gás natural, nos dias que antecedem o início do turno, para checagem do estado de saúde dos colaboradores e orientações médicas caso necessário.
11/05 – A Petrobras inicia testes rápidos na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. As refinarias, térmicas e unidades de tratamento gás da companhia em todo o país começam a ser atendidas por meio de contratos com laboratórios ou de kits de testes rápidos adquiridos pela Petrobras.
Agência Petrobras