Notícias

Constellation anuncia dois novos contratos com a Petrobras

A Petrobras e a Constellation Oil Services assinaram novos contratos para implantar duas sondas de águas ultraprofundas (UDW), Laguna Star, parte da frota da Constellation, e Tidal Action, uma nova sonda construída no estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos. Esses contratos devem aumentar o emprego local gerando um total de 250 novas vagas e preservando outras 250.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Constellation anunciou os acordos, totalizando US$ 1 bilhão, que inclui todas as taxas de mobilização, cláusula de opção de extensão e serviços adicionais solicitados pela Petrobras. As sondas Laguna Star e Tidal Action operarão sob esses contratos por aproximadamente 2,5 anos cada, começando no terceiro trimestre de 2025.

Laguna Star, atualmente operando sob um contrato existente com a Petrobras, concluirá seu mandato atual no primeiro semestre de 2025. Depois, passará por ajustes essenciais e inspeções de classe antes de iniciar as operações sob o novo acordo.

Tidal Action, anteriormente conhecida como West Libra, representa uma das últimas unidades de alta especificação construídas no ciclo de construção de sondas anterior. Esta será a primeira vez em que a Constellation operará uma unidade UDW de propriedade de terceiros, demonstrando a adaptabilidade e a proeza técnica da empresa.

“Estamos entusiasmados com a concretização desses dois novos contratos, que aprimoram significativamente nossa parceria de longa data com a Petrobras. Como líder global em operações de sondas em águas ultraprofundas, essa parceria solidifica nosso compromisso em entregar desempenho excepcional”, disse Rodrigo Ribeiro, CEO da Constellation.

“Dado o escopo do trabalho e o cronograma, este contrato é ideal para a Tidal Action. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Constellation com seu histórico de desempenho operacional, pessoal qualificado e excelentes relacionamentos com seus clientes”, disse Clay Coan, CEO da Hanwha Perfuração.

Sobre o Campo Roncador

O Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, é um ativo estratégico operado pela Petrobras (com 75% de participação) em consórcio com a Equinor (25% de participação).

Sobre a Constellation

A Constellation Oil Services atualmente possui e opera sete (7) unidades de águas ultraprofundas no Brasil. Além do Laguna Star, a empresa opera os navios-sonda Amaralina Star e Brava Star. Além destes, também possui três sondas semissubmersíveis dinamicamente posicionadas e uma plataforma semi-submersível ancorada, todas afretadas pela Petrobras. A empresa é conhecida por seu comprometimento com a segurança, inovação e excelência operacional, garantindo que todos os ativos sejam otimizados para desempenho máximo.

Sobre a Hanwha Drilling

Tidal Action, um navio de perfuração de sétima geração de última geração, foi projetado para operar em profundidades de água de até 3.600 metros e está totalmente equipado para atuar em ambientes complexos, estabelecendo novos padrões de eficiência e confiabilidade de perfuração em águas profundas. A Hanwha Drilling irá tornar-se o proprietário do Tidal Action após sua saída do estaleiro Hanwha Ocean.

3ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil

A 3ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2025.

Não perca a oportunidade de participar do maior evento da indústria de FPSOs no Brasil!

Data: 13, 14 e 15 de maio de 2025
Conferência: 9h às 18h (Em breve! abriremos as inscrições)
Exposição: 14h às 20h (Acesso:  Livre para profissionais do setor.)
Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
Acesse o site do evento: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?