Descalzi permanece CEO da Eni pelo quarto mandato
O Conselho de Administração da gigante energética italiana Eni nomeou Claudio Descalzi como Chief Executive Officer (CEO) para seu quarto mandato e nomeou os membros dos comitês do conselho.
Nesta função, Descalzi é responsável pela gestão da empresa, com exceção de responsabilidades específicas que são reservadas ao Conselho de Administração e aquelas que não são delegáveis de acordo com a legislação em vigor.
O Conselho também confirmou o papel central do Presidente, Giuseppe Zafarana, no sistema de controles internos, atribuindo-lhe, especificamente, a gestão do relacionamento do Chefe de Auditoria Interna com o Conselho de Administração.
Além disso, o Presidente exercerá suas funções estatutárias como representante legal, gerenciando, em particular, as relações institucionais da empresa na Itália, juntamente com o CEO.
O Conselho de Administração, conforme recomendado pelo Código de Governança Corporativa, também nomeou o Comitê de Controle e Riscos, Comitê de Remuneração, Comitê de Nomeação e Comitê de Sustentabilidade e Cenários.
Descalzi foi nomeado CEO da Eni em maio de 2014. Ele começou sua carreira na Eni em 1981 como engenheiro de petróleo e gás e, em seguida, gerente de projetos para o desenvolvimento das áreas do Mar do Norte, Congo e Nigéria. Em 1990, ele se tornou o chefe de reservatórios e atividades operacionais da Itália.
Depois de ter desempenhado diferentes funções na empresa, foi nomeado vice-chefe de operações da divisão de exploração e produção da Eni em 2005, enquanto entre 2006 e 2014 foi nomeado presidente da Assomineraria.
Entretanto, entre 2008 e 2014, tornou-se COO da divisão de exploração e produção da Eni e de 2010 a 2014 foi presidente da Eni UK.