Diretor Executivo de Logística da Petrobras visita o Porto de Rotterdam, na Holanda
Comitiva também conheceu projetos para captura de dióxido de carbono e usina de hidrogênio renovável; agenda encerra a missão aos países nórdicos.
O diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser, e comitiva visitaram nesta segunda-feira (20), Porto de Rotterdam, na Holanda, para oportunidades de negócio. Além disso, puderam conhecer instalações de amônia e projetos para captura de dióxido de carbono (CO2) e a construção da maior usina de hidrogênio renovável do continente.
“A agenda foi muito importante para conhecermos as atividades do Porto de Rotterdam, o maior da Europa, e trocarmos experiências entre os países. Porém, não apenas em logística, como também em soluções sustentáveis que visam uma transição energética, com tecnologia e inovação”, explicou o diretor Schlosser.
O Porto tem um projeto chamado Porthos, em conjunto com a Gasunie (operadora de rede de energia) e a EBN (provedor de internet), para recolher dióxido de carbono das indústrias na zona portuária e Roterdã e transportá-lo para locais de armazenamento no Mar Norte. Porthos é atualmente o centro de CCUS, captura de dióxido de carbono (CO2), mais avançado da Europa.
Outro projeto que a missão técnica conheceu, foi a fábrica Holland Hydrogênio 1, da Shell, ainda em construção, as instalações abrigarão a primeira grande central de hidrogênio renovável do continente europeu. Quando estiver em atividade terá capacidade para 200 megawatts, com produção de até 60.000 quilos de hidrogênio renovável, por dia, alimentado por energia eólica offshore do Mar Norte. A previsão é que a indústria fique pronta até a segunda metade desta década.
Porto de Rotterdam
Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e o 11º maior do mundo, existe desde o século XIV. Todos os anos, cerca de 300 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas pelo Porto. O volume de negócios da Autoridade Portuária é de aproximadamente 825 milhões de euros.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estão no centro das atividades. Tem a previsão de acelerar a sustentabilidade no Porto para uma redução de carbono de -49% até 2030 em relação ao nível de 1990, para ter operações em carbono neutro em 2050.
Missão aos países nórdicos
A missão técnica percorreu Noruega, Dinamarca e Holanda. As agendas envolveram visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras e foram acompanhadas pelos embaixadores brasileiros nos três países.
2ª Edição do Maior evento de FPSOs do Brasil
O mercado de FPSOs está aquecido e em expansão, à crescente demanda de projetos no país impulsiona a realização da 2ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, no Rio de Janeiro – que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2024. O evento contará com os principais tomadores de decisão que se reúnem para impulsionar a atividade e apoiar a transformação digital dos FPSOs enquanto reduz a pegada de carbono.
À medida que a maré do progresso se eleva, sua organização pode ser a onda que impulsiona a inovação na indústria de FPSOs.
Venha iluminar o caminho conosco e ser uma parte integral de um evento marcante e alinhe sua marca aos líderes e pioneiros do setor.
Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável.
Garanta a sua participação! Será um prazer receber você neste evento memorável.
Seja um Patrocinador: patrocinio@fpsosexpor.com.br
Seja um Expositor: expositor@fpsosexpor.com.br
Inscreva-se para os dois dias da conferência: https://lnkd.in/dGGtxxMF
Acesse o site do evento e veja como foi a 1º edição: https://fpsosexpor.com.br/
Nos vemos no Rio! 🇧🇷