Empresa de engenharia investe em vaso de pressão para testes com bombas de até 20 mil psi
Equipamento replica ambiente profundo ou ultraprofundo dos poços
Com o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, os equipamentos de poços são cada vez mais capazes de suportar temperaturas extremas, fortes pressões, impactos e vibrações. Por serem instalados em áreas críticas e de com acesso reduzido, o equipamento precisa ser confiável, ou seja, não pode em hipótese alguma falhar.
A partir disso, a Multittech – empresa de engenharia com forte atuação no setor – investiu R$ 2 milhões nos últimos 18 meses, em novos equipamentos para diversos tipos de experimentos. Dentre eles, destaca-se o vaso de pressão para testes com bombas de até 20 mil psi – 5 metros x 10 polegadas de diâmetro interno.
“Os testes de pressão interna e externa replicam o ambiente profundo ou ultraprofundo dos poços, com a missão de validar a vedação de componentes e equipamentos de poço como tubulações e linha hidráulica, garantindo seu funcionamento em condições extremas”, informa o engenheiro civil Anselmo Fioranelli, mestre em Engenharia de Estruturas pela USP e responsável pelo desenvolvimento de produtos, projetos e testes da Multittech.
A Multittech tem entre seus clientes importantes players da indústria nacional e internacional de óleo e gás e conta com laboratório próprio para atender diversas demandas para qualificação deste tipo de maquinário. “As avaliações de confiabilidade combinadas – simulação virtual e laboratório real – permitem fazer uma validação antecipada, em espaço de tempo menor, e, então, extrapolar para um período maior de tempo, validando que o equipamento terá bom funcionamento por pelo menos 20 anos, com pouca ou nenhuma manutenção”, garante Fioranelli.
Sobre a Multittech
Com tech center em Holambra (SP), a 40 km de Campinas e 130 km de São Paulo, a Multittech é uma empresa de engenharia, com foco na criação de soluções tecnológicas simples, inovadoras, eficientes e de baixo custo para atender empresas que necessitam melhorar seus processos, fornecendo um caminho menos burocrático e complexo até a implantação. Atende os seguintes setores industriais: aeroespacial e defesa; autopeças e automotivo; embalagens; plástico; óleo e gás; ferroviário; agrícola e implementos; e equipamentos industriais.