Enauta conclui mais um poço em sua campanha de perfuração e segue para o último
A Enauta concluiu a perfuração e conclusão de outro poço em seu programa de perfuração. Além disso, a empresa iniciou as atividades de perfuração no último poço desta campanha de perfuração.
Em novembro de 2022, a Enauta iniciou a perfuração de seu primeiro poço, o 7-ATL-5H-RJS, nesta campanha de perfuração no campo de Atlanta . O investimento estimado para o poço é de US$ 75 milhões – incluindo a interligação com o FPSO Petrojarl I. Segundo a empresa, o poço estava previsto para entrar em operação no primeiro trimestre de 2023.
A empresa pretendia perfurar dois poços adicionais e conectá-los ao Full Development System (FDS) do campo de Atlanta, previsto para meados de 2024, a fim de otimizar os investimentos com os contratos assinados em fevereiro de 2022 .
Em março de 2023, a Enauta confirmou o óleo em uma nova seção do reservatório, denominada acumulação Atlanta NE, localizada dentro da área do campo de Atlanta, que está atualmente em desenvolvimento. A empresa informou na altura ter concluído a perfuração e perfilagem do poço 9-ATL-8DP, identificando petróleo com excelentes propriedades petrofísicas numa secção de 57 metros (profundidade medida).
Enquanto o óleo NE de Atlanta foi originalmente identificado no poço 9-SHEL-19D-RJS, perfurado em 2006, o novo poço visava coletar dados adicionais da acumulação simultaneamente com a perfuração do poço de produção 7-ATL-7HA-RJS de Atlanta, que faz parte da campanha de seis poços produtores da Fase I do Full Development System (FDS) de Atlanta.
Em atualização de 7 de agosto de 2023, a Enauta explicou que concluiu a perfuração e conclusão do poço de produção 7-ATL-6H-RJS no campo de Atlanta dentro do cronograma e do orçamento. A conclusão do poço 7-ATL-7HA-RJS, último dos poços produtores previstos para a Fase 1 de Atlanta, está prevista para o terceiro trimestre de 2023.
“A conclusão de todos os poços de produção da Fase I de Atlanta é um marco importante na redução dos riscos associados ao projeto e no aumento do potencial de capacidade de produção para 50.000 bbl de óleo por dia, quando o FPSO Atlanta iniciar a produção em meados de 2024”, destacou a empresa.
O FPSO Petrojarl I será substituído em 2024 por um navio denominado FPSO Atlanta – atualmente em conversão no Dubai Drydocks World – que será implantado no campo de Atlanta e operado sob Classe ABS , após a conversão. Espera-se que o FDS entre em operação com seis poços em meados de 2024 e alcance dez poços em 2029 .
Localizado no bloco BS-4, na Bacia de Santos , em lâmina d’água de 1.500 metros, o campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia, subsidiária integral da empresa, que também detém 100% de participação neste ativo. O campo está produzindo desde 2018.
SEMINÁRIO: BRASIL – EPICENTRO GLOBAL DE FPSOs – 1º Simpósio Nacional sobre plataformas flutuantes de produção (FPSOs). O evento organizado pela Revista digital Oil & Gas Brasil e apoio da AIF Consulting Partners será realizado na vibrante cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 30 e 31 de outubro de 2023 na Ventura Corporate Tower, no Rio de Janeiro!
📣 Este evento reunirá expoentes da indústria que estão à frente na prestação de serviços integrados Floating Production Storage and Offloading (FPSO), incluindo líderes de mercado como Modec, SBM, Ocyan, Yinson e BW Offshore.
📣 Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável. Verifique em anexo a programação do evento e a lista de temas que serão abordados.
Inscrições: Clique aqui
Patrocínios: fpsosseminario@revistaoilegasbrasil.com.br
Acesse a página do evento: Clique aqui