Enauta está no caminho certo para obter o primeiro óleo do FPSO Atlanta dentro do cronograma
A Enauta está progredindo na montagem de todas as peças do quebra-cabeça para colocar em operação o navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO), destinado a trabalhar no país, ainda este ano.
Após o primeiro sistema de bombeamento submarino multifásico (MPP), fabricado pela OneSubsea , ter sido carregado na Noruega em 21 de janeiro, o MPP foi entregue à Enauta no Rio de Janeiro em 14 de fevereiro. no campo de Atlanta.
Segundo a empresa, os outros dois módulos, que estão em fase final de testes e comissionamento, serão entregues no segundo trimestre de 2024. Porém, os umbilicais esperados para o sistema foram concluídos no mês passado. A empresa está convencida de que essas entregas garantem que o FPSO Atlanta cumpra seu primeiro cronograma de produção de petróleo até agosto de 2024.
(Foto: Divulgação)
A Enauta está trabalhando na substituição do FPSO Petrojarl I , que atua no campo de Atlanta, pelo FPSO Atlanta, que a empresa comprou para o Full Development System (FDS) de Atlanta em 2022. A cerimônia de nomeação do FPSO Atlanta foi realizada no Dubai Drydocks World estaleiro em 13 de dezembro de 2023.
Localizado no bloco BS-4, na Bacia de Santos , em lâmina d’água de 1.500 metros, o campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia, subsidiária integral da empresa, que também detém 100% de participação neste ativo. O campo produz desde 2018.
O campo de Atlanta atingiu produção média diária de 21,4 mil boe/dia em fevereiro de 2024, em linha com o mês anterior, demonstrando a estabilidade dos equipamentos e a plena capacidade do sistema de produção antecipada (EPS). Desde a retomada da produção em novembro de 2023, foram produzidos mais de 2,2 milhões de boe.
A Enauta está ocupada com a expansão do portfólio, graças a um contrato com a Petrobras para aquisição de campos de petróleo e gás na Bacia de Santos e infraestrutura de gasodutos de gás natural. A empresa brasileira também pretende adquirir a totalidade da participação detida pela QatarEnergy Brasil nos campos de petróleo que compõem o Parque das Conchas .
2ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
O mercado de FPSOs está aquecido e em expansão, à crescente demanda de projetos no país impulsiona a realização da 2ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, no Rio de Janeiro – que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2024. O evento contará com os principais tomadores de decisão que se reúnem para impulsionar a atividade e apoiar a transformação digital dos FPSOs enquanto reduz a pegada de carbono. À medida que a maré do progresso se eleva, sua organização pode ser a onda que impulsiona a inovação na indústria de FPSOs.
Venha iluminar o caminho conosco e ser uma parte integral de um evento marcante e alinhe sua marca aos líderes e pioneiros do setor.
Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável.
Garanta a sua participação! Será um prazer receber você neste evento memorável.
📅 Data: 17 e 18 de junho de 2024
🎯 Conferência: 9h às 18h
🎯 Exposição: 12h às 20h
📍 Local: EXPO MAG, Rio de Janeiro
🔗 Seja um Patrocinador: patrocinio@fpsosexpor.com.br
🔗 Seja um Expositor: expositor@fpsosexpor.com.br
🔗 Faça sua inscrição para a Conferência (Mercado Pago): https://mpago.la/1xrS9m6
🔗 Faça sua inscrição para a Conferência (SYMPLA): https://lnkd.in/dZJBbk4v
🌐 Acesse o site do evento: https://lnkd.in/dNN5fDz7