Enauta interrompe produção de poço para ‘pequenos reparos’
A Enauta interrompeu a produção de um dos poços do campo de Atlanta, localizado na costa do Brasil, para realizar – o que descreve como – pequenos reparos na linha de produção.
A Enauta revelou na última terça-feira que a produção foi temporariamente interrompida ao amanhecer no poço 7-ATL-2HP-RJS, que vinha produzindo cerca de 3.300 barris por dia. A empresa explicou que esta interrupção se deve a um “pequeno reparo em uma linha de produção na superfície”.
A empresa afirmou ainda que o campo de Atlanta, localizado na Bacia de Santos, opera atualmente com uma produção de cerca de 8.500 barris de petróleo por dia. A Enauta espera que o reparo seja concluído nos próximos dias, o que permitirá a retomada da produção do poço.
A produção no campo foi interrompida várias vezes desde que os poços entraram em operação. A mais recente ocorreu em janeiro de 2022, quando a produção do campo foi interrompida para concluir o reparo de uma linha de produção no FPSO Petrojarl I.
Enquanto os reparos foram concluídos na semana seguinte, um surto de Covid-19 dificultou o reinício da produção. Como resultado, a produção do segundo poço no campo de Atlanta foi retomada em fevereiro de 2022 . Na época, o terceiro poço no campo estava a caminho de retomar a produção em meados de 2022.
A Enauta Energia SA, subsidiária integral da empresa, detém 100% de participação e opera o campo de Atlanta , que produz desde 2018 por meio de um Sistema de Produção Antecipada (EPS) – composto por três poços ligados ao FPSO Petrojarl I.
Em se tratando dos últimos desenvolvimentos relacionados a esse campo, vale lembrar que a Enauta confirmou a aprovação do Full Development System (FDS) para o campo de Atlanta no final de fevereiro de 2022.
A empresa brasileira também assinou um contrato firme com a Yinson da Malásia para o fornecimento, operação e manutenção de um navio FPSO, que será usado para este campo.
No mês seguinte, a Enauta confirmou estar em negociações com a australiana Karoon Energy para a venda parcial de sua participação no campo de Atlanta, o que está em linha com sua estratégia – divulgada em abril de 2021 – de encontrar novos parceiros para o desenvolvimento deste campo.