Enauta substitui bomba e reinicia o segundo poço de Atlanta
A Enauta retomou a produção do segundo poço no campo de Atlanta, após a substituição de uma bomba do fundo do mar. O terceiro poço no campo está a caminho de retomar a produção em meados de 2022.
Em janeiro de 2022, a produção do campo de Atlanta foi encerrada para concluir o reparo de uma linha de produção no FPSO Petrojarl I. Os reparos foram concluídos na semana seguinte, no entanto, um surto de Covid-19 prejudicou o reinício da produção, pois a unidade estava bloqueada.
No final do mesmo mês, a Enauta confirmou que a produção do campo foi retomada, porém, a identificação e o reparo da falha do sistema elétrico precisavam ser realizados antes que o segundo poço pudesse retornar à produção. Na época, o campo produzia cerca de 4.000 barris de petróleo por dia.
Em seu último comunicado nesta quinta-feira, a Enauta confirmou que o poço 7-ATL-4HB-RJS voltou a produzir no campo de Atlanta após a substituição da bomba do fundo do mar. A empresa explicou que o campo está produzindo atualmente cerca de 12.500 barris de petróleo por dia, contribuindo para a produção total da empresa de cerca de 21.500 boe por dia.
A Enauta informou ainda que o retorno do poço 7-ATL-3H-RJS está previsto para meados de 2022, contando com as outras duas bombas, que serão encaminhadas para manutenção, e deverão estar disponíveis no mesmo momento em que a empresa antecipar a reinício da produção a partir do terceiro poço do campo.
Localizado na Bacia de Santos, o campo de Atlanta é operado pela Enauta Energia SA, subsidiária integral da empresa, que também detém 100% de participação neste ativo. O campo produz desde 2018 por meio de um Sistema de Produção Antecipada (EPS) – composto por três poços conectados ao FPSO Petrojarl I.
A Enauta assinou acordos com a Altera em janeiro de 2022 para estender o afretamento, operação e manutenção deste FPSO por uma duração adicional de até dois anos. No mesmo mês, a empresa celebrou contrato de compra do FPSO OSX-2 para o Sistema Definitivo (DS) do campo de Atlanta e o negócio de compra foi fechado no início de fevereiro .
Vale destacar que a Enauta informou em dezembro de 2021 que foi aprovada a perfuração de um poço adicional no EPS do campo de Atlanta, com previsão de início de produção no início de 2023.
No início de fevereiro, a Enauta assinou um contrato de sonda para as operações de perfuração no campo, previsto para o quarto trimestre de 2022.