Notícias

Eneva recebe sua primeira sonda própria e avança na exploração de gás onshore

Equipamento de alta tecnologia desembarca no Porto do Itaqui, no Maranhão, e segue para operação no Complexo Parnaíba.

A Eneva, maior operadora privada de gás natural no país, anuncia a chegada da sua primeira sonda de perfuração própria. O equipamento veio transportado da Alemanha e desembarcou no Porto do Itaqui, em São Luís. Agora, a sonda está no município de Fortuna, no Maranhão, onde será montada e iniciará a operação de perfuração dos poços de gás em junho de 2025.

Fabricada com tecnologia de ponta, a sonda TI-250 será a mais moderna em operação no Brasil. Seu sistema inovador “Rack and Pinion” elimina cabos de perfuração, proporcionando mais segurança e eficiência. Com 1.340 HP de potência, o equipamento é capaz de perfurar poços de até 3.500 metros. Além disso, sua configuração modular, composta por 12 cargas já montadas sobre rodas, simplifica a montagem e o transporte entre poços, otimizando a logística operacional.

A nova sonda opera com até 70% de gás natural para a alimentação de energia, reduzindo emissões e tornando a perfuração mais limpa e eficiente e reforçando o compromisso da Eneva com a sustentabilidade. “A chegada da primeira sonda própria da Eneva é um marco histórico para a companhia e para o setor de gás onshore no Brasil. Essa aquisição fortalece a capacidade operacional da empresa, amplia as perspectivas de desenvolvimento e reafirma o nosso compromisso com a redução de emissões nas nossas operações”, destaca Andrea Monte, diretor Exploração, Desenvolvimento e Construção da Eneva.

A operação logística para o transporte da sonda envolveu 1.300 toneladas de equipamentos provenientes de diferentes partes do mundo, consolidando a expertise da Eneva em gestão de projetos de grande escala. A aquisição é fundamental para os novos projetos de exploração e desenvolvimento, proporcionando segurança operacional.

SOBRE A ENEVA – A Eneva é a maior operadora privada de gás natural no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.

3rd Edition of the biggest event on FPSOs in Brazil

Don’t miss the opportunity to participate in the biggest FPSO industry event in the country!

Brazil Epicenter Global of FPSOs 2025 – 3rd edition
Exhibition and Conference on Floating, Production, Storage and Offloading Platforms

Date: May 13, 14 and 15, 2025.

Conference: 9am to 6pm (Registration open!!!) Click here: Sympla
Exhibition: 2pm to 8pm (Free access for all professionals in the sector)
Location: EXPO MAG, Rio de Janeiro – Brazil

1) Watch our 3D MAP of the 2025 event: Click here
2) Access testimonials from great executives in the sector: Click here
3) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 1): Click here
4) Brazil Epicenter Global of FPSOs 2024 (Disclosure 2): Click here

Visit the event website: https://fpsosexpor.com.br/

Enviar Mensagem
Estamos online!
Revista digital Oil & Gas Brasil
Olá! Em que posso te ajudar?